21 de mar de 2012

Cega de si mesmo

Com certeza você já deve ter conhecido ou convivido com um ser ignorante de si mesmo.
Aquela pessoa que sempre está certa e que sempre tem seus argumentos na ponta da língua.
Tudo o que ela diz é correto.
Tudo o que ela faz, faz sentido (só pra ela, óbvio).
Vive na ilusão de que é querida e nem saca que ninguém a suporta.

Este ser tem uma explicação lógica pra tudo!
Sempre tem razão e vive metralhando quem cruza seu caminho com a intenção de contrariá-la.
Ela é a mais esperta, a que mais se 'esforça' e, se o outro se sobressai, o ser já arranja uma desculpa para justificar seu segundo lugar e, pasmem, convence a todos!
É sorridente, carismática, simpática, envolvente, carinhosa e sempre solícita. Porém, tudo calculado.
Ela é tão amável que o que nos resta é aquela angustiante sensação de que ninguém percebe nada, só nós!
E isso dá uma raiva......

Até que depois de algum tempo você percebe que uma colega sua percebeu a segunda 'cara'.
Ufa! Que alívio. Não estou mais sozinha no time dos calejados!

Muitas vezes me pergunto: como pode todos de uma equipe perceber as mesmas falhas em uma mesma pessoa e ela própria não enxergar nada disso? Seria este ser um alienado? Alienado de si mesmo? Por quanto tempo ainda viverá achando que é vista pelos outros como ela própria se vê? Inteligente, a melhor em tudo, a dona da razão.....

Confúcio, pensador e filósofo chinês que viveu a.C., já dizia: 'Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância'.

O que pensar de alguém que não se conhece?
O que pensar de alguém que pensa estar certo o tempo todo, todos os dias, em cada palavra que pronuncia? O que pensar daquela que só julga, julga o tempo todo e não consegue guardar suas palavras para o momento oportuno?

Conviver com pessoas desagradáveis é ruim, mas conviver com pessoas desagradáveis que acreditam piamente que são adoradas por todos é foda.

Existem várias 'ignorâncias' de si mesmo: pessoas que são violentas achando que estão educando, seja um filho ou esposa; pessoas que bebem e não se consideram alcoólatras; pessoas que descumprem a lei e acreditam que ainda são vítimas do sistema; maus funcionários que crêem serem os melhores; enfim, os ignorantes de si mesmos são aqueles que, de alguma maneira, não são vistos por ninguém como querem ser vistos, simplesmente porque o que acham que são, fazem parte só do seu universo, do mundo que construíram para si e, que só o tempo mostrará que, se não mudarem seu jeito, nunca serão respeitados em sua plenitude.

Estou me referindo a uma pessoa específica para escrever tudo isso aqui, mas é claro que se o chapéu serviu, não custa nada rever suas atitudes não é?

32 comentários:

Gisley Scott disse...

A mulher voltou e voltou com tudo! Saudades de vc e desses posts maravilhosos que confrontam comportamentos :)!

Flavinha, desse tipo de gente o mundo está cheio,não é mesmo? Eu acho que é uma mistura de muita coisa: esse tipo de pessoa só anda com quem concorda com ela, só anda com quem passa a mão na cabeça dela... Vc já vê a manipulação daí.

Segundo, eu acredito demais que o orgulho é cegueira por opção.Afinal, o pior cego não é o que não pode ver, é aquele que pode ver mas se recusa a se enxergar.

Terceiro eu diria que tb há muita negação/alienação por parte da pessoa pq as pessoas aceitaram esse tipo de comportamento dela.Sim, infelismente a maioria das pessoas se amedontram com gente assim e para evitar maiores transtornos, vão levando...mas isso não é vida, pq quanto mais vc poupa uma pessoa assim, mais a pessoa cai em cima e acha que não faz nada de errado.

O que eu noto de pessoas assim, donas da verdade,acabam na maioria das vezes sozinhas pq para viver em comunidade, se dar bem com os outros é necessário abrir mão dos nossos absolutos.Isso não quer dizer que sejamos Maria vai com as outras, só comunica as pessoas que nós temos bom senso.

Os donos da verdade tb me comunicam bastante insegurança e tolice.Se a pessoa está certa sempre, pra mim ela está errada. Quem está certo não faz alarde, dá sua opinião quando necessário e tem tato, mas tem gente que confunde personalidade com postura não é?

Bjos e super feliz que vc voltou :)!

Ives disse...

Olha, Esses seres são inumeros mesmo, não teem a noção do que é sensibilidade e respeito, e da uma raiva deles rs Adorei seu Texto Srta, parabésn abraços

Jopz_B1B disse...

quanto mais eu conheço as pessoas...

MAIS EU GOSTO DOS BICHOS!

digo isso para concordar com a sua opinião no texto acima... o mundo tá infestado de gente assim... COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS do genial DALE CARNEGIE (provavelmente o pai da auto-ajuda) deveria ser leitura obrigatória nas escolas... serve para olhar e rever varias posturas e atitudade de cada um em relação ao outro...

JOPZ

Lilian Amorim disse...

Ai que saudades de vc!!!!!!
Vc faz muita falta por aqui, viu!

Eu trabalho com uma pessoa assim que é intragável e se acha a 4ª pessoa da trindade. Eu sou, eu faço, eu sou o cara! E mesmo quando vc tenta mostrar que ele não é tão perfeito assim ele reverte a situação de uma forma pra nos fazer acreditar que ele estava certo. Gente assim não dá!

Beijão flor e não some, tá?

Sandra Lima disse...

Ui! Conviver com alguém assim é duro...
Boa sorte!
Beijos

Valéria disse...

Oiiii Flávia!
Que saudade menina! Sempre que vejo seu blog sem atualização penso em você, será que está tudo bem, ainda continua trabalhando?
Deve está as voltas com este tipinho heim? É, mas estamos sempre nos esbarrando em pessoas assim. Falta humildade, esta é a palavra.
Beijinhos menina e tudo de bom!

Bianca de Neve disse...

Gostei tanto que li três vezes, rs. Na primeira pensei numa pessoa, na segunda pensei em outra pessoa, na terceira me esforcei e me concentrei pra pensar em mim, só em mim, pra não ser cega também, vale a reflexão, pois sempre acaba servindo pra gente também, né? bjs

Debys disse...

Oi querida, qto tempo, bom,mas que bom que voltou...e bola para frente, bjos querida !!!
Debys!!

Ana Santos disse...

Flavinha, que bom vê-la escrevendo novamente!
De tempos em tempos, acho que vale fazer uma auto-avaliação, ne´?
Adorei o texto!
Beijso

Rejane Abreu disse...

Oi Flávia!
Querida, há quanto tempo!!!
Nossa, seu texto me fez reviver momentos bem difíceis quando convivia com pessoas assim, parecidas com essa sua descrição... Até eu mesma já fui assim. Já me senti superior, inatingível e insubstituível. Mas a vida ensina direitinho (pra quem quer aprender). É triste demais essa falta de bom senso, educação. A soberba é um câncer. Eu aprendo e me policio a cada dia. E adoro dizer que mudei e melhorei muito como ser humano. Bom isso, né?

Forte abraço.

Ka disse...

Aêeeeee
Voltou e voltou chegando... :)

Eu gosto de pessoas que tem opinião, sabe?
Detesto o tipo que se faz de santa com medo que os outros não concordem, mas tudo tem seu limite.
Já convivi com gente como vc descreveu no trabalho e na vida particular e é muito fácil, é só se afastar e abstrair, sua vida vai andar muito mais...o problema é quando não dá pra se afastar quando é alguém da família ou o seu chefe, né?


Beijooo e senti sua falta!

Maitê disse...

Ela voltou !!!!!!!

Que coisa boa ver vc aqui novamente !!!!!

Ih menina, o mundo está cheio de gente assim ... tente abstrair, pois um dia a máscara cai. Ninguém consegue ser assim a vida inteira.

Beijinhos !!!

O Profeta disse...

São de açúcar os sonhos de uma criança
São de algodão as nuvens que vi esta manhã
São de sal os diamantes do colar que te dei
São verdadeiros os sentimentos que pareceram palavra vã

Uma boneca de olhos que abrem de espanto
Um cavalo de madeira perdido do carrossel
Um cálice cheio de berlindes de vidro
Uma mascara de palhaço pintada a pincel

Um pião que ganha vida
Uma corda para saltar bem comprida
A trotineta jaz num canto partida
Um coração recorda uma dor esquecida
Doce beijo

Margot Félix disse...

Olá, Flavia. Quem bom encontrar novo post por aqui.
Então, acho que teu desabafo é muito comum e fez bem em o fazer. Sei apenas que pessoas assim nunca terão destaque na vida. Nunca sairão da superficialidade. Já convivi com alguém assim, e o melhor que puder fazer foi me afastar dela. Mas no seu caso parece difícil, pois deve ser colega de trabalho. =/

Tenha lindos dias!

Bjos!

Yumi disse...

Oi Flavia!

Faz tempo q não apareço por aqui, pra dizer a verdade tb nem no meu próprio blog.

Mas enfim, vc retratou fielmente e infelizmente: minha mãe!
E como é duro passar por esse tipo de violência quando se é criança...

A medida que fui me libertando dessas patadas, pude perceber que pessoas assim só o fazem por terem uma necessidade enorme de aceitação, não é exagero dizer que não receberam essa aprovação dos próprios pais.

Então pisam, exarcebam egos, mostram suas "medalhas" - no fundo só querem ser vistas mas lamentavelmente o fazem de maneira errada. Mas sim, que é muito dificil lidar com tipos assim é... e ao contrário do que desejam, só afastam as pessoas...

Bjs!

reinaldo jr. disse...

Absolutamente lúcida sua narrativa.
Parabéns!!!
Bjs daqui!!

Lis S. disse...

Oi Flávia, estava sentindo falta das suas postagens. :)

Olha, as vezes eu penso que essas pessoas nem acreditam na imagem que tentam passar para os outros, apenas fingem q acreditam para assim convencerem os demais.

Um beijão!

otilia cristina disse...

QUE SAUDADES DE VOCE MENINA FLAVINHA!!!
SABE QUE OS BLOGS NÃO ESTÃO ATUALIZANDO OS POSTS E EU FICO SEM VIR POR QUE VEJO POSTS ANTIGOS ...MAS HOJE RESOLVI VIR SEM OLHAR E ESTA VOCE AQUI COM ESTA MARAVILHA SE POST
EU TENHO 1 2 3 4 CENTENAS DESSAS NA MINHA VIDA
E UMA INFELISMENTE TENHO QUE SUPORTAR É MINHA CHEFEKKKK

NÃO TEM JEITO ..A NÃO SER QUE UM METEORO DESAVISADO CAINDO NA TERRA ME DE UMA FORÇA SRSR SRS

MAS OLHA EU DEIXEI UM CASAMENTO DE 25 ANOS .. COM UM HOMEM BONITO TRABALHADOR ... SERIO ;..HONESTO .. ATE CERTO PONTO AMOROSO MAS QUE TINHA UM DEFEITO QUE ME MINAVA TODOS OS DIAS
ELE QUEM ERA O CERTO E EU ESAVA ERRADA EM TUDO
EU ERA A BURRA A QUE NAO SABIA DE NADA A QUE TINHA DDEFEITOS MIL E ELE SÓ QUALIDADES ISSO CANSA

A SORTE E QUE TODOS SABIAM DISSO INCLUSIVE A MAE DELE QUE É MINHA AMIGA ATE HOJE

QUANTOA PESSOAS ASSIM LA ONDE TRABALHO TEM UMA DESSAS EU COSTUMO DIZER QUE SÃO IENAS PRONTAS PARA ATACAR VOCE DEVORAR LITERALMENTE VOCE E TODA SUA ENERGIA ..E COMO ELAS NA MAIORIA DAS VEZES PASSAM O DIA SORRINDO É VOCE QUEM PAGA DE RUIM MAL EDUCADA E DE VILÃ
MAS EU JA APRENDI UM POUCO A VIVER COME ELAS

VAI SOLTANDO A CORDA FLAVINHA ..UM DIA ELA SE ENROLA E SE ENFORCA SOZINHA SRSR SABE PESSOAS ASSIM UM DIA A MASCARA CAI NAO TEM MASCARA QUE PERDURE TANTO ASSIM

QUERIDA TENHA FORÇA MUITA ORAÇÃO E MUITA FORÇA NESSA HORA SAUDADES
FELIZ PASCOA

OTILIA

Gigi disse...

Ola Flavinha, querida que saudades!
Nossa ja vai esta fazendo um ano que vc esta de volta a patria amada !!O tempo voa!Olha devido a correria do dia ,a dia eu quase nao tenho tido tempo para me dedcar ao blog ,mas aos poucos vou voltando .Olha menina quanto ao post quando comecei a ler lembrei de uma pessoa que entrou la onde trabalho que e exatamnete assim rsrsrs... e ja tentou ate puxar o meu tapete e um caso serio !Quer ser o centro das atençoes ,acha que e a melhor funcionaria rsrsrs...ai ai tem que rir para nao chorar.Olha tenho novidades logo estarei postando .super beijo!

Mi Satake disse...

Fla, q saudd!

Muita... dos posts, bate papo, das suas verdades e franqueza por aqui!

isso q vc abordou é muito incômodo e inconveniente msm... para tanto haja paciencia, sabedoria rsrr... confesso q derrapo, viu... já saiu logo de perto (se possivel) e corto.

E no mais? Td bem?

Ai q falta daquela fase q eu blogava mais, via mais os posts,dicas e coisas legais nas pgs amigas! To tentando voltar rs!

Super bjo

Mi

.:*Aline*:. disse...

Oi Flávia!!! Conheço várias assim! Pior eh q não se tocam do quanto estão sendo chatas! Tem gente q qndo vem chegando, eu dou um jeito de ir saindo, pq sinceramente, não dá nem pra ficar perto.
Bjus, querida!

Mara Melinni disse...

Oi, Flávia...!

Sua postagem serve para muita gente por aí... Aliás, o mundo está cheio desse tipinho. Como vc mesma descreveu, esses "seres" que para obterem o que procuram, atropelam os outros e "se acham"... afinal, eles querem sempre estar em primeiro em tudo e querem sempre posar de bons moços (as).

Ai, como eu tenho raaaiva!!!

Olha, adorei a autenticidade do seu blog e, sinceramente, achei o máximo tudo o que encontrei aqui!!

Uma ótima semana e espero retornar em breve!!

Abraços ^^

Princesa Bazar disse...

Oi!
Tem novidades no Princesa Bazar.
Venha conferir!!
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com.br/

O Profeta disse...

A ressurreição deu sorriso nasceu com o dia
Ah este inverno que abraça a primavera
Este céu que arroxa meu peito
Estas negras pedras plantadas na terra

O curso do meu errante espirito
Levou-me ao infinito e ao incomensurável
Este orvalho das pequenas coisas
Recorta meu corpo a golpe de cisel

Ocultei meus sonhos numa porta da eternidade
Porque o desespero é voo baixo e sinuoso
Vi ontem dois amantes jurarem uma partilha de vida
Vi olhos que irradiam luz em gesto assombroso

Um imenso abraço

Luiza Hidemi disse...

oi mulher XD que bom que voltou, jah estava com saudade dos posts

conviver com pessoas assim eh dificil mesmo, mas todo mundo tem defeitos. principalmente os que insistem em ser perfeitos o tempo todo.

mas nao vale a pena se desgastar por causa disso, afinal, nao podemos mudar os outros.


melhor focar no que pode ser feito, no caso, procurar pessoas melhores pra conviver. E se nao for possivel se afastar (caso seja um chefe ou algum parente) o jeito eh treinar o sangue frio pra aguentar, nao permita que pessoas assim estraguem seu dia.

bjos!

Daiane Oliveira disse...

uauuuu! que texto heim!
conheci seu blog através de visitas em blogs,li seu post:A arte de comentar nos blogs ficou incrivel...perai to meio perdida aqui é tanta coisa que quero falar rs!
primeiro que blog bacana heim amei!
segundo: esse post sobre ignorância me arrepiou, pois descreveu direitinho uma pessoa que amo muito: meu pai rs! fica difícil quando essa pessoa dona de si é tão próxima eu sei e como sei...
terceiro: vou falar sobre o post que me trouxe aqui, vc reuniu tudo o que eu pensava mas não tinha onde saber como fazer, por exemplo: não sabia que ficava deselegante fazer um sorteio e ir no blog só pra avisar eu fiz um sorteio e fiz muito isso só no copia e cola se não fosse isso não teria tido tantas participações mas agora que sei da próxima não faço mais,
quarto: to no quarto né rs!
gostei muito do seu blog e vou ver ele todinho de cabo a rabo pode?rs!
quinto: ah não tem quinto não é só pra te mandar um bjinho( como você pode perceber eu falo pra caramba ou melhor escrevo rs!)
bjinhosssssssss!!!!!!!!!!

Greyce disse...

Flávia, volte!!! Pleaseeeee.... ;) saudade. Bjos

Mayara disse...

Flávia! Infelizmente o mundo está repleto de pessoas sem auto-consciência, precisando de um espelhinho. Vc tá muito sumida do blog, volta por favor :)

Luziane Lima disse...

Adoro esse texto.


Flavinha cadê vocÊ? Pensei que ia voltar de vez =( Dá notícias...

bjo,

Luzi
www.desapatilha.com.br

Economia Doméstica e Requinte com Ana Paula disse...

Oi amore tudo bem, passei para desejar uma semana cheia de paz.

Beijos

Regina Rozenbaum disse...

Já vi que só vou engrossar a turma das saudades. Desde o ano passado tanta água rolou, minina amaaada, que é papo pra mais de metro. Entre elas mudei (pq sou uma besta e meia)a url do blog que agora é: www.divadaregina.blogspot.com. Não tive como avisar todos os amaaados meus e acho que vc Flá, foi uma. Então quando puder chega lá, ok?! Dessa sua postagem (que me lembrou seus tempos de Japão e postagens super-pertinentes)assino onde?
Beijuuss, queridona, n.a.
P.S: continua trabalhando na loja?

Patricia Pinto disse...

Eu trabalho com um cara exatamente assim, só não é carinhoso nem solícito!! hehehe!!
É difícil buscar explicação pra pessoas sem noção, só nos resta nos afastarmos e se não der, conviver mantendo a devida distância e rezar pra cair a máscara!!
Beijos!!