11 de set de 2011

11 de setembro para sempre

11 de setembro de qualquer ano que seja, sempre nos lembraremos do horror atentado ao WTC. Há exatos 10 anos, dia em que aconteceu esta tragédia, me lembro estar trabalhando num salão de beleza. Os buxixos começaram, mas ninguém ainda fazia a menor idéia do que havia acontecido.

Assim como o tsunami ocorrido no Japão em Março deste ano, pude ter a real dimensão da catástrofe somente pela tv ao chegar em casa. São tantas tragédias ocorridas nestes últimos 10 anos que, quando nos referimos à uma delas, outras nos vêm à cabeça. No meu caso, hoje, enquanto assistia às principais notícias do WTC na tv, também me lembrei das vítimas do terremoto seguido de tsunami ocorrido no Japão (inclusive eu estava no Japão naquela época); e das vítimas do terrível e surpreendente acidente envolvendo a aeronave da TAM em 2007.

Enfim, cada um está encarando o dia de hoje de maneiras diferentes e, por incrível que pareça, tem gente que nem se ligou que dia é hoje. Obviamente, a dimensão do ataque às torres gêmeas em Manhattan foi infinitamente maior do que o acidente ocorrido com o avião da TAM em Congonhas no dia 17 de julho de 2007, mas para mim foi inevitável não linkar uma coisa com a outra, ainda mais que estou em São Paulo e, para visitar a minha mãe no hospital, tivemos que passar em frente ao local do acidente quase todos os dias.

E, independente de um acidente ter sido maior que o outro, pra mim o que importa é que pessoas morreram, não importa se duzentas ou quatro mil. A falta absurda que apenas UMA vítima faz até hoje para seus amigos e familiares já é o suficiente para tudo se tornar inesquecível, triste e digno de celebração.

Quero aproveitar e agradecer por todas as demonstrações de carinho que eu e a minha mãe recebemos através de todos os comentários do post anterior. Vocês são uns amores. Ela já está bem e em casa. Obrigada de coração!

20 comentários:

Monique & Rich disse...

Flávia é mesmo, impossivel não pensar num dia como hoje naqueles que morreram em tantas tragédias e da falta que eles fazem pra suas famílias.
Beijinhos

otilia cristina disse...

FLÁVIA,

HOJE TENHO UMA COISA LINDA PRA COMEMORAR QUE É ANIVERSÁRIO DA MINHA SOBRINHA RAQUEL..NOSSA PRIMEIRA SOBRINHA,A ESTRELINHA DA FAMILIA E UMA A CHORAR QUE É ESTE HORRIVEL ATAQUE DO 11 DE SETEMBRO ONDE ESSES MEDIOCRES TERROSTISTAS SE ACHARAM NO DIREITO DE CEIFAR COM TANTAS VIDAS POR UM IDEAL MALUCO ACHANDO QUE AINDA SERÃO PERDOADOS POR DEUS..COITADOS ..UMA HORA DESSAS ESTÃO É QUEIMANDO ..
FLAVIA PENSO EM TODOS OS ACIDENTES ESSES VOOS TAM,GOOL,ESSES PILOTOS AMERICANOS IRRESPONSAVEIS QUE JA ESTÃO SOLTOS LONGE DAS GRADES ..OLHA REVOLTANTE PENSAR EM TUDO MAS O QUE MAIS SINTO É A DOR DE CADA UMA DESSAS FAMILIAS E QUE DEUS DE PAZ A TODOS ELES SE A JUSTIÇA DOS HOMENS ESTA FALHA QUE ELES SAIBAM QUE A DE DEUS NÃO FALHA NUNCA.
QUE PENA ..HAVER TANTA GENTE RUIM NESTE MUNDO DE DEUS
EU ESTAVA VIAJANDO PARAMOS EM UM POSTO PRA ALMOÇAR QUANDO VI AS IMAGENS ACHEI ESTAR ASSISTINDO UM FILME ..MAS INFELISMENTE ERA REAL..UMA TRISTE E COVARDE REALIDADE..
BJS QUERIDA

ESPERO QUE SUA MAE ESTEVA BEM

OTILIA

K∂riиє* Smith. disse...

Ai olha amiga, eu estou muito cansada e de saco cheio dessa história de 11 de setembro, sinto muito pelas vítimas, é claro, mas né? vamos virar a página! e salvar os que estão vivos e precisando de nossa ajuda HOJE!

beijoca

Gigi disse...

Ola Fla, querida que noticia exellente!!!fico muito feliz e continuamos orando pela recuperaçao da sua mae.Quando ao 11 de semtembro realmente foi terrivel .E voce fez uma observaçao muito importante :nos ultimos dez anos aconteceram muitas coisas terriveis, mas tudo isso que esta acontecendo ja estava escrito na Biblia, inclusive o 11 de setembro esta no livro de Daniel .Eu fiquei de cabelo em pe quando ligo a tv e vejo que tudo que esta escrito esta se cumprindo .Outro dia vendo um dvd pude comprovar e a cada consulta na Bilbia eu ia ficando pasma tem uma passagem que o profeta Naum escreveu antes mesmo de Cristo ele ja via os dias de Hoje a passagen e assim: Nos ultimos tempos os carros andarao nas praças como relampagos ,com tochas acesas (farois) e chocar se -ao.Referindo -se as batidas .E fiquei imaginando naquele tempo nao existia carro eo profeta teve a exata revelaçao dos dias de hoje .Fala - se ,tambem em Daniel que nos ultimos tempos as pessoas andariam de ul lugar para o outro em uma velocidade muito grande (referindo as viagens aereas)e obterao muito conhecimento.

Gigi disse...

Bjs Fla.

Karla rosalia disse...

Tenha um ótimo começo de semana para ti, (:
Beijos $:

Ia Maluf disse...

Oi Flávia!

Essas tragédias são mesmo de cortar o coração. Ainda mais quando nos parecem tão sem sentido. Tão trites. Acho que nossa mente é muito limitada para compreender coisas assim...

Que bom que sua mãe está bem! Voltar para casa é bom demais!

Bjs,
Ia

Suziley disse...

Oi, Flávia:
É preciso sempre lembrar de tudo que aconteceu, ainda que triste, para trabalharmos também por uma nova ordem, um novo mundo. Com mais fraternidade, mais amor. Fico feliz que sua mãezinha já esteja bem. Desejo a vc e sua família uma ótima noite, beijos no coração :)

Debys disse...

oi querida, q bom q sua mae melhorou, tenha uma otima semana!!!bjos...
Debys!!!

disse...

Oi Flávia, que bom sua mãe já está bem e em casa! Fiquei chocada com o acidente de 11 de setembro na época, ainda mais porque eu tinha ido lá há pouco tempo quando tudo aconteceu, e tenho inclusive fotos minhas lá em cima, dentro dos prédios, observando a ilha da estátua da Liberdade com aqueles binóculos que você coloca moedinhas de cents (acho que $25). É inacreditável como o que menos parece indestrutível, como dois prédios enormes daqueles podem ir abaixo daquele jeito. E o mais horrível foram as vidas que se foram por um ato de loucura e fanatismo desses psicopatas. Já o acidente aqui em Sp em 2007 foi uma tragédia, mas eu também lembro que estava em casa no começo da noite e via do meu apartamento (moro pelo menos a uns 8 km do lugar do acidente)o clarão das chamas no horizonte, horrível. É terrível tanto para os que perderam um parente no atentado quanto no acidente.
Bjocas e tudo de bom para sua mãe!

Flávia Shiroma disse...

Desculpa Karine, sempre respeito todas as opiniões daqui assim como respeito a sua agora, mas tenho que discordar.

Ao meu ver, usar a expressão "estar de saco cheio dessa história de 11 de setembro" passa a impressão de que você não compreendeu ainda o significado daquela tragédia.

Acredito que as milhares de pessoas que celebraram o dia de ontem, não simplesmente fizeram uma celebração e ponto final.

Ali havia muitos parentes sofrendo pela saudade, pela forma trágica como seus amigos e familiares morreram; e também prestaram uma homenagem aos bombeiros e policiais que perderam as suas vidas naquele dia fazendo o que pouca gente faz hoje: resgatando o seu próximo.

Estava conversando com a minha família sobre isso e chegamos à conclusão de que este terrível atentado foi o pior ato humano da história, talvez só perdendo para o holocausto ou o lançamento da bomba atômica em Hiroshima.

No caso da TAM e do tsunami no Japão, o que aconteceu foi um acidente de ordem humana e natural, respectivamente.
Mas no caso do atentado, o nome já diz tudo: foi tudo calculado, premeditado por pessoas e não um acidente. Isso torna as coisas ainda mais tristes porque nos mostra o quanto o ser humano pode ser cruel com a sua própria raça.

Cada vez que celebramos o 11 de setembro, deveríamos parar e pensar sim naquelas vítimas que perderam suas vidas sem nem saberem o porque. Foi um marco na história mundial que, querendo ou não, já fazemos parte.

Não creio que tudo isso possa ser resumido e desprezado como uma mera história que enche o saco.

Será que se alguém da sua família tivesse morrido lá você agiria assim?
12/09/11 12:03

Flor de Maio disse...

Oi querida,
Espero que tudo esteja melhor com sua família!
Tem selinho para voce no meu blog.
Bjs :)

Patrícia Taconi disse...

Oi Flávia!

Bom dia!
Flávia, com certeza é MUITO triste e chocante o 11 de setembro de 2001. As imagens dos aviões explodindo nas torres nem o cinema de Hollywood faria igual. Achei lindo os espelhos dágua que ficaram em homenagem às vítimas bem no lugar das torres...simbolizando um pranto que nunca acaba...bem lindo. Se para nós é triste, imagina para os norte americanos...deve ser bem difícil mesmo!
Também tenho de discordar da colega Karine porque o 11 de setembro de 2001 apenas começou nesta data. Morreram 3.000 pessoas neste atentado e depois nos anos que se seguiram morreram MAIS 6.000 soldados americanos na guerra INSANA que se seguiu, matando gente no Iraque e no Afeganistão. Gente que não tinha NADA a ver com esta história. O país ficou arrasado...muito triste para os Iraquianos também...

* Que bom que sua mãe está bem!

Um beijo Flávia!!!!!

Lilian disse...

Há três anos, ao chegar ao país, achei interessante a quantidade enorme de bandeiras (nacionais) tremulando nas casas, muitas em alto mastro, quase o ano inteiro, principalmente na costa leste do país. Forasteira recém-chegada, elas me faziam sentir meio à margem do círculo de unidade que reforçavam (afinal, a minha bandeira é verde e amarela) e minha primeira impressão era de que elas tinham a ver com o sentimento de orgulho, relacionado com a tal doutrina do excepcionalismo americano, tão rechaçada lá fora hoje em dia. Mas, com o tempo, comecei a me colocar na pele das pessoas ao meu redor e a me dar conta do outro lado, da realidade de familiares e amigos, muitos deles jovens, lutando no Iraque, no Afeganistão, e da ferida profunda deixada pelos ataques de 11 de setembro, o senso de vulnerabilidade, o trauma de todo o país.
As bandeiras simbolizam tudo isso. E muito mais.
Os EUA não são a única vítima dos fundamentalistas no mundo, há outras em situações precárias e aviltantes, mas isso não minimiza ou apaga a dor dessa tragédia de proporções estratosféricas, por tantas famílias e vidas destruídas.

Valéria disse...

Oi Flávia!
Este dia sempre será tristemente lembrado, pois ele mudou a nossa percepção do mundo e de sua fragilidade diante da maldade do homem.
Beijinhos e uma semana de paz!

Thaís Alves disse...

Flavinha, concordo com o seu post, inteiramente, e gostaria que todas as manifestações ocorridas neste dia fossem com este sentimento. Infelizmente o que vejo é um sensacionalismo americano para fazer marketing em cima da tragédia do seu próprio povo, e é isso que eu acho muito infeliz.

Beijos e que bom que sua mãe está bem :)

Val Bernardo disse...

O amiga é super chato essas coisas né,eu fiquei chocada até hj qd toca na historia me doi sabe,bjksss

Maria Lucia Putini Barsuglia disse...

Oi Flavia, adorei seu texto. Bjs

otilia cristina disse...

FLAVINHA..
NÃO PODERIA DEIXAR DE LER TUDO AQUI E COMO SOU ARIANA AFFFF

OLHA ESTAS COISAS QUE ACONTECEM DE RUIM NO MUNDO JAMAIS DEVERÃO SER ESQUECIDAS,NENHUMAAAAAAAAAAAAA
NEM O HOLOCAUSTO,NEM A BOMBA ATOMICA NEM OS ACIDENTES QUE COMPRAVARAM FALHA HUMANA.
TEMOS QUE TODOS OS DIAS LEBRAR DE BATER NA MESMA TECLA SIM PRA QUE JAMAIS ACONTECEM DE NOVO,
UMA CERTA VEZ EU LI
É NO PASSADO E RELEMBRANDO ELE QUE ECNONTRAMOS FORÇAS E RAZÕES PARA AS COISAS RUINS JAMAIS SE REPETIREM..
TEMOS QUE LEMBRAR SIM
E APRENDER A DESCER DO MURO...
E PARAR DE ACHAR QUE SO ACONTECE COM OUTROS TEMOS QUE CUIDAR PARA QUE NO PROXIMO ATENTADO NÓS E NOSSOS ENTES QUERIDOS ESTEJAM BEM LONGE E NA PROTEÇÃO DE DEUS

BEIJOS QUERIDA UMA TRISTE MAIS UM IMPORTANTE LEMBRANÇA

MELHOR LER QUE SER CEGA

OTILINHA
NA TPM...

Satie disse...

Ah que bom saber que sua mae esta melhor!! Agora eh soh continuar cuidando dela ne? Beijos pra ela!
Ai 11 de setembro, me lembro como foi, trabalhava numa multinacional, de repente um dos meninos fala "Um aviao bateu no WTC" e foi o desespero para ver se o pessoal de NY estava bem... ate hoje ainda soa como mentira ne? Incrivel a capacidade da mente ma de uma pessoa... e ja faz 10 anos.
11 de marco tbm, mas ai eh a forca da natureza dizendo "eu ainda sou bem mais forte do que vcs pensam" ... ainda bem que as coisas estao voltando ao normal, pelo menos pra quem esta um pouco distante das areas afetadas.
Essas datas vao estar marcadas pelo resto de nossas vidas, Precisamos nos lembrar delas para respeitar. Saber que nunca seremos pareo para a natureza, e que a maldade (ou insanidade) da mente humana nao tem limites.
Bem querida, cuide-se cuide-se
e beijos na sua mama! Odaijini!