6 de ago de 2011

Consegui tirar minha carta!

Até iniciar as minhas aulas de volante na autoescola, eu achava imprudente alguém dirigir sem habilitação por aí, agora acho insano, irresponsável e inconsequente. Usei esses 3 termos, mas ainda acho pouco e digo tudo isso porque HOJE eu sei o quanto é difícil dirigir. Explico.

Só diz que é fácil dirigir um carro quem já automatizou todos os comandos.
Porém, até que uma novata como eu chegue neste nível, tenho consciência de que sairei pelas ruas durante um bom tempo sem estar automatizada. Isso significa que a minha atenção deverá ser redobrada.

Mesmo estudando uma apostila de 158 páginas para passar na prova teórica do Detran (tirei 9,0 na avaliação) e fazendo 26 aulas práticas (totalizando 1.300 minutos ou 21 horas), eu ainda me sinto um pouco insegura para pegar um trânsito. O que dizer então de um indivíduo que pega um veículo sem estudar nem treinar nada! Ahhh, estou falando besteira gente!!! Este indivíduo treina sim! Com um amigo, com o pai ou com, pasmem, a própria mãe. Aff!! Não dá para saber quem é mais sem noção. Bom, mas como cada um cuida da sua vida, então deixa eu voltar a falar da minha.

Eu fiz o exame teórico e passei de primeira. (palmas!!!)
Logo depois da 26a. aula fiz o prático e passei de primeira. (palmas!!!)
Eu estava tão nervosa! Comecei pela baliza, deu tudo certo e até fui elogiada pelo examinador! (eeee!!)
Tomê gente! Tomeachando! kkk

Agora vem a parte engraçada. Na hora do exame prático (depois da baliza) este foi o único diálogo entre mim e o examinador:
"Esta é primeira vez que você faz o exame?", perguntou o cara.
"É sim, porque?"
"Porque você não está respirando! Eu queria saber se nas suas aulas vocês também prendia a respiração assim, estou ficando preocupado!", ele disse isso rindo junto com todos do carro! kkkkk
Mas é verdade gente, eu mal respirava, nem piscava!!! kkkk


Mas é isso aí, apesar de todo o esforço, ansiedade e nervosismo, sinto que ultrapassei mais uma etapa. Tirar carta foi mais um item que risquei da minha lista de prioridades de quando voltasse ao Brasil. Agora falta arranjar um emprego bacana, comprar meu poisé e voltar a estudar! Vambora correr atrás dos nossos planos?

44 comentários:

disse...

Parabéns, motorista!!!
Menina, vou confessar que eu quando aprendi a dirigir foi olhando a família, e quando fui pra auto escola já estava espertinha. Não tinha a coragem de dirigir em ruas movimentadas, porque concordo plenamente que é um ato insano, absurdo e horrendo!!!
No meu caso, a parte posiitiva foi a economia na auto-escola, pq só precisei pagar o pacote mínimo exigido pelo Detran. Tirei a minha carteira (aqui no RJ é carteira, e não 'carta'!rs)com 18 anos, ou seja: já estou veterana com mais de 10 anos de estrada, e assim como vc prevê, meu início foi de atenção máxima, nem o cabelo eu deixava solto com medo de que caísse no olho e atrapalhasse...rsrs
Boa sorte para vc e parabéns!!!
bjs

disse...

ah, esqueci de falar uma coisa (desculpe pelo comentário longo): acredita que atualmente o entendimento dos Tribunais é de que se a pessoa for parada numa blitz sem habilitação mas não estiver gerando perigo nenhum ela não é penalizada criminalmente?! Pois é...acho que isso estimula as pessoas a quererem dirigir sem passar pelo trâmite todo.
bjs

Jana Cassis disse...

Flávia parabéns!!!
Olha renovei minha carteira de motorista há um mês, foi um saga, tive que fazer aquele curso de 15 horas, meu tava odiando ter que fazer o curso, mas sabe que foi ótimo, pois aprendi muitoooo, e dirijo a mais de dez anos, foi muito bom!
Então agora veremos a Flavinha dirigindo por aí, que chique meu bem!
Bjs Flavinha, te adoro!

Nanda disse...

Lindona, parabéns... acho que isso é uma das grandes conquistas, sabe? Dá liberdade, com ctz, e mais.. vc vence uma etapa drástica.. os exames são horríveis, uma tensão encooorme, pra mim foi péssimo, me cobro muito!
Morri de rir da história da respiração, comigo foi parecido.. tensa!!!! rs
Bjs!!! Parabéns!!! E haja direção defensiva!!! rs

Debys disse...

Parabéns, este item tbm esta na minha lista da vida, nao digo que agora, mas não vejo a hora de realizar...hehehehe, mas confesso que tenho panico, no Jp ate tentei tirar a carta, mas enfim, desisti, não pelos japas , mas pq eu não tive coragem, muito medo mesmo, uma coisa q tenho trabalhar comigo, mas não vou desistir, uma hr tiro, é que não são minhas prioridades no momento...Bom domingo...Debys...bjokas...

Desculpe, eu comentei, e depois que postei, vi q estava no blog do meu filhote....hehehehe

Elaine disse...

Parabéns Flávia!

Olha, depois que comecei a auto-escola, percebi pq tanta barberagem por aí, é que o povo locomove o carro e acha que isso é dirigir... Concordo com todos os adjetivos que você listou pra quem "dirige" sem habilitação.

Abraço.

otilia cristina disse...

FLAVINHA PARABENS AMIGA

PRIMEIRO OBRIGADA PELA PREOCUPAÇÃO COMIGO ...TAMBEM A MESMA COISA, SE PRECISAR TO AQUI QUERIDA!!

SABE DIRIGIR E SÉRIO.!..TENHO 29 ANOS DE CNH E PRA TIRAR CARTEIRA NA MINHA EPOCA ERA BEM DIFICIL ..TINHA ATE TESTE DE MOTOR DE PEÇAS RAMPA..E A GARAGEM A MAIS FACIL REPETI 4 VEZES SRSR SRSRS PASSAVA NA BALIZA E REPROVAVA GARAGEM ..BEM PASSEI TIREI E NUNCA ME ENVOLVI EM ACIDENTES A NÃO SER UM MOTOQUEIRO QUE ENTROU NO MEU CARRO LOGO QUE TINHA COMPRADO ELE AFFF.. EU FIZ TUDO CERTO ..PAREI CHAMEI RESGATE ..SOCORRI E ELE ESTAVA ERRADO MAS NÃO PAGOU NADA , SEGURO PAGOU TUDO...

SE VIU NÉ ESSE MES PASSADO DIRIGI 1548 KM SOZINHA EM ESTRADAS FEDERAIS ESTADUAIS , E DEU TUDO CERTO..SOU CORRETA PARO NA FAIXA E RESPEITO PEDESTRES E CICLISTAS MOTOS E TUDO..O TRANSITO É SERIO E COMO TEM GENTE DOIDA NO TRANSITO VC SABE QUE MEU PAI ERA POLICIAL RODOVIÁRIO ELE NOS ENSINAVA MUITO E NOS COBRAVA TAMBEM...MAS TUDO E UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO..ESSES MALUCOS NO TRANSITO NÃO TIVERAM BOA EDUCAÇÃO EM CASA TENHA CERTEZA DISSO ..BOA SORTE SE CUIDE E TENHA SEMPRE ESSE CONSELHO

DIRIJA PRA VOCE E PARA OS OUTROS NUNCA CONFIE EM PREFERENCIAIS TEM GENTE QUE NÃO SABE LIMITES E DEVAGAR ..POIS SE AOCNTECER ALGO DARA TEMPO DE SALVAR SEU BEM MAIS PRECIOSO SUA VIDA..

QUANTO OS PLANOS

SIMBORA PLANOS E COMIGO MESMO..TO CORRENDO ATRAS DE SONHOS E PLANOS ..VAMOS LA QUERIDA

BEIJOS

OTILIA
BJ ROBINHO E CELESTE

Drisph disse...

Parabéns pela conquista!
Vim lhe convidar a participar do meu blog, todo dia 10 tem sorteio de 10 livros dos novos autores que recem apoio deste blog, e para participar, basta seguir, e deixar um comentário, dizendo - quero participar da promoção; assim o faço por aqui, e certamente, voltarei, um abraço.

disse...

Oi Flávia, parabéns pela conquista, e eu também aprendi a dirigir com aulas em auto escola (faz muuuito tempo,renovei a carta no começo do ano, para você ter uma ideia a minha ainda era da que não tinha foto,rs...abafa...), acho mais seguro e prudente do que com amigos, parentes...agora é só ir treinando aos pouquinhos e logo você terá muita prática, ficará automatizada, como você disse. E foi bom você falar dessas suas metas, porque eu preciso também começar a correr atrás de algumas metas minhas por aqui! Bjocas.

Tuka Siqueira disse...

Salve, salve dona Flávia!!! Parabéns! Mais uma etapa vencida, mais uma conquista somada. Que venham as próximas!

Beijos

Gigi disse...

Ola Fla ,

Parabens !!!Estou muito feliz por voce!!!

E viva a liberdade!!!Agora voce vai poder ir aonde quizer ,a hora que quizer sem depender de ninguem!!!

Sabe Fla ,eu nunca tirei a minha c.n.h devido a um serio problema de fobia de transito ,uma vez ate tentei ,mas foi um caos, eu simplismente entrava em panico no meio do transito e travava .Depois vi no fantastico que esse problema acontecia com outras pessoas tambem.Mas depois da minha vida com Jesus ate isso eu consegui superar, e ja me sinto pronta e DTERMINDADA para tirar a minha habilitaçao!

Olha que legal ,encontrando as amigas aqui ,a Debbys,eu a conheço de longa data moramos no mesmo predioo durante muitos anos em Hamamatsu e ate trabalhamos juntas ,ela e um amor de pessoa extremanete inteligente de um carater impar ,e com muita sabedoria , mesmo sendo mais jovem me dava Preciosos conselhos ,com todo amor e paciencia .Hoje vejo que ela estava coberta de razao !Ela e uma daquelas pessoas raras de se encontar sabe uma pessoa que voce pode realmente confiar .

Beijos

Luiza Hidemi disse...

depois de sumir por semanas estou de volta!! XD
Parabens!!
tirar a carteira de motorista pode ser simples pra alguns, mas pra mim tem significado especial, eh tomar as redeas da propria vida... Eu to precisando tirar minha carteira japonesa que a falta de grana impede, gravidez, e as correrias do dia a dia me impedem

mas eu sempre fico pensando se isso nao eh uma desculpa q arrumei pra mim e se nao estou me deixando ser arrastada pela vida
pq sim, eu poderia me esforcar mais apertar o cinto pra guardar uma graninha, gravidez nao eh doenca, e correria eh falta de organizacao pq eu sou do lar, se tenho tempo pra ficar na net poderia ter tempo pra correr atras disso... mas...
enfim, otimo post, vou voltar a pensar no assunto e qm sabe tomo a coragem e a vergonha na cara XD
bjos mulher!

MEP disse...

Adorei ter visto você no meu blog, te adoro.

Milena Fischborn disse...

Parabéns!!!
Eh isso mesmo, correr atras dos sonhos e colocar em andamento os projetos!!!

Gilmara Wolkartt disse...

Ei Flávia!
Parabéns por mais essa conquista.
Te desejo um ótimo domingo!
Gd beijo

Carla disse...

Que bom Flávia! Parabéns! Qdo fiz no Brasil fiz todas as aulas direitinho, morrendo de medo de nao passar na pratica, principalmente por causa da baliza (#ODEIO) mas passei na primeira! mas mesmo assim depois tinha medo de dirigir. Aqui na Itália vou começar a fazer auto escola, ja que minha carteira internacional vale so ate novembro.... aqui tenho que dirigir e tive que perder o medo, o que ajuda é que o transito daqui é mto mais tranquilo do que onde morava no Brasil, as pessoas respeitam mais, etc... bjus

Cae Fernandes disse...

Que legal Flávia!!! Parabéns!! Lembro bem dessa sensação quando fiz o exame!!! rsrsrr
Juízo por aí, viu menina???!!srrsr
Boa semana prá vcs!
Bjooos

Evy disse...

Ebaaaa!!!
Parabéns lindona!!!
Eu também preciso tirar a minha e agora com o seu post criei ainda mais coragem!
Vou me matricular essa semana.

Beijinhos,
Evy

Maria Célia disse...

Oi Flávia, tudo bem?
Parabéns pela sua grande conquista. Eu sei bem o quanto é difícil encarar este exame.
Bjos

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse...

Gimenez, parabéns, vc se saiu muito bem, só 26 aulas, tem gente que faz 100 e não passa kkkkkkkkk, mas agora que já passou podemos rir, quer dizer que vc quase morreu asfixiada?Assim vc fica magrinha com barriga de barata, quase morri de rir do seu comentário kkkkkkkkkkkkk, bjs, Va.

Vel disse...

Flávia!
Sei exatamente a sensação de vitória que está sentindo...e vc é "retada" passou de primeira na prática...rs
Eu também estudei bastante, mesmo com carro em casa só encarei sair dirigindo habilitada, ainda mais que estava conduzindo as minhas filhas.
E tudo faz parte de mudanças...
Dirigir me deu uma sensação de "dirigir" a própria vida, ser mais determinada e seguir meu o caminho...
Tudo tem seu tempo e em breve conseguirá seus objetivos, torço muito por vc!
Bjks!

Satie disse...

Parabeens! Sabia que conseguiria!Agora eh soh se acostumar com o transito doido do Brasil e tudo certo :)

Boa sorte nos outros itens da sua lista, querida!

beijos

Satie disse...

Parabeens! Sabia que conseguiria!Agora eh soh se acostumar com o transito doido do Brasil e tudo certo :)

Boa sorte nos outros itens da sua lista, querida!

beijos

Manu disse...

Aeeeeh! Parabém motora!

Eu é que tenho que criar vergonha na cara e tirar minha carteira de habilitação. Mas meu medo de dirigir nesse transito louco da minha cidade me impede. Ou seja, minha dúvida é: Vou pra análise ou tiro a carta?
HAhahahah

Beijo e ótima semana, Flávia!

Misturação - Ana Karla disse...

Flávia, que alegria!
Parabéns pela carteira.
E gostei de ver: tudo de primeira.
"Dá-lhe Flavinha!"
Segurança a gente adquire no dia a dia mesmo.
"Mande brasa"
Boa semana
Xeros

Patrícia Taconi disse...

Parabéeeeeeens!
Sei o quanto é gratificante passar por esta etapa. Tirei a minha este ano e o meu desafio não foi tão tranquilo quanto o seu: FIZ 5 (CINCO) EXAMES PRÁTICOS,há há há. Errei de tudo: baliza, seta, fiz curva com uma mão só, saí sem pôr o cinto de segurança...tudo por nervosismo...mas não desisti e agora estou habilitada ÊÊÊÊH, mas longe de estar automatizada rs rs rs.E também precisei fazer 43 aulas, aff! Minha carteira ficou $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!
Mas parabéns novamente Flávia!!!! Um beijo!!!!

Ariana disse...

Oi Flavinhaaaa!!!
Parabénssss, que linda agora vc está habilitada, fico muito feliz por você...quero muito tirar a minha, vamos ver se consigo fazer isso no ano que vem....

Flá concordo com você, ando de moto com o meu marido e atenção tem que ser redobrada e vejo que tem muitos, mas muitos motoristas sem noção nenhuma de nada, é uma loucura esse trânsito de São Paulo!!!!

Minha linda, fique com Deus...
Mil beijosss

Monique & Rich disse...

Flávia parábens!! É difícil alguém conseguir ser aprovado assim na primeira tentativa. A insegurança é até normal, até se acostumar, pegar o jeito de dirigir, mas como você colocou no final do post, foi uma etapa vencida por você e menos uma coisa a realizar na sua listinha.
Beijinhos e sucesso agora como mais nova motorista!!!

Naty Figueirêdo disse...

Parabéns Querida!
Tirei a minha com 24 anos, nossa naquele tempo eu também era super desconfiada e medrosa, mas com o tempo, você pega confiança e vai ahazar por aí!

Super sorte!
Beijão..
natyfigueiredo.com

Valéria disse...

Oi Flávia!
Parabéns menina! Duplo, por ter conseguido e por ser de primeira!
Agora é treinar pois se tem uma coisa que só com a prática, esta coisa é dirigir.rsss
Boa sorte e que tudo em uma festiva sequência!

Beijos e uma ótima semana!

Sra. N disse...

Tenho 16 anos de habilitação (que tirei assim como vc), só que naquela época não tinha a exigência de tantas horas de curso como agora.

E mesmo já dirigindo ha tanto tempo, tem dias que eu acho o transito muito mais louco que outros, e vejo muita gente despreparada no meio dele. Afinal seta é artigo de luxo hj em dia e o egoísmo é algo que a maioria dos motoristas faz uso.

E por mais que se faça tudo como manda o figurino, depois da habilitação em mãos,é preciso ainda dedicar mais em dirigir para se acostumar, principalmente em ruas bem movimentadas. Só mesmo dirigindo e treinando pra esse "receio" inicial passar.

Boa sorte e parabéns pela habilitação.

Palavras Vagabundas disse...

Parabéns! Eu dirijo a mais de 30 anos habilitada. Nunca me envolvi em um acidente, até as seguradoras reconhecem que somos melhores motoristas (rs), o único acidente que sofri foi em um pedágio em que um maluco me bateu atrás enquanto eu pagava!!! Dirija um pouquinho todo dia e vá se aventurando logo, logo você pega a prática e é uma sensação de liberdade incrível!
bjs
Jussara

Sandra disse...

Parabéns Flávia, só quem já passou por isso pra saber o que é essa alegria!
Agora é tomar confiança e sair por aí!
Beijos

Paula Li disse...

Oi Flavinha, parabéns!!! Sei o quanto é difícil tirar a habilitação e passar de primeira.
Comigo também foi assim e até hoje nem acredito que consegui, tamanho era minha tremedeira.
Já sou habilitada há uns 8 anos e infelizmente ainda não tomei gosto pelo volante.
O trânsito me apavora, a falta de educação e bom senso dos motoristas, faz com que eu não tenha nenhum gosto por dirigir.
Quero ser diferente, mas o medo quase sempre me domina e prefiro o velho busão rsrs.
Bjs

Thaís Alves disse...

Flavinha,

Concordo com você, um carro pode ser uma arma e a gente tem que ter responsabilidade para dirigir. Eu morrendo de vergonha ainda estou fazendo as aulas teóricas (quase acabando). Mas realmente tem semana que só consigo ir 2 dias por causa do horário do trab. Mas eu chego lá...rs

Achei engraçado vc dizer isso tudo, porque um amigo buscou meu carro no Rio e na volta vim falando todas as regras de trânsito e comentando todas as placas... rsrs A chata, né. Que bom que ele e meu marido acharam graça...rs

E o mais importante: PARABÉNSSSSS! Muito feliz por vc! Chega de sacrifício, né, amiga?

Mas quando estiver dirigindo não esqueça de respirar... rsrsrss

Um beeeijo!

Isabelita @novamodaemdstq disse...

Parabéns.

Possuo minha habilitação há 5 anos e ainda tenho medo de dirigir. Só uso o carro no final de semana e com o noivo do lado =/ ´

Fiquei feliz pela sua realização.

Beijos.

www.novamodaemdestaque.com

09/08/11 21:11

Margot Félix disse...

Parabéns, Flavia.

E vamos tocar em frente para realizar os próximos planos! =)

Um beijão!

Erika disse...

Parabéns, Flávia,tenho certeza que a sua versão motorizada vai muito mais longe! rs Beijos.

Um brasileiro disse...

Oi moça. Tudo blz? Estive aqui dando uma olhada. Muito legal. Gostei. E parabéns. Apareça por la. Abraços.

Fabi a loba!!! disse...

Parabéns amiga... perde logo o medo e pé na estrada hein...
Você vai amar a liberdade de ir e vir sem precisar que os outros te levem...rsrsrs... estou super feliz pela sua conquista beijão...

.:*Aline*:. disse...

Aê Flavinha! Parabéeeeens!!!!
Que bom que deu tudo certo (eu sabia que vc conseguiria!).
Agora é correr atrás dos outros objetivos, e tenho certeza, como este, tbm darão super certo.
Estou na torcida. Vc merece muitooo!!!
Ahhh, obrigada mesmo pela força que vc me dá lá np blog, viu?! Seus comentários me dão um up.
Bju grande, lindona!

Maitê disse...

PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luziane Lima disse...

Você merece Flavinha!!!

PARABÉNS!!!

BJOO.
Luzi.

Nai disse...

Bibi-Bibi
Parabéns nova motorista, é tão bom ir riscando os sonhos conforme vamos conseguindo.
Que o emprego venha logo, para que os outros sonhos sejam alavancados.
Beijinhos
Nai