23 de jul de 2011

Gostei muito de viajar pela AZUL (elogiar ou não, eis a questão)

Todos nós prezamos um bom atendimento e um produto de boa qualidade, seja numa loja, em hotéis, na padaria, ou em qualquer outro lugar que frequentamos seja para visitação ou consumo. Infelizmente, hoje em dia é tão raro o bom atendimento que o que nos impressiona é justamente quando somos completamente bem tratados em todos os aspectos: rapidez no atendimento, respeito, simpatia, paciência e cortesia. É como se já saíssemos de casa contando com o péssimo atendimento, já saímos de casa "armados". Sabe aquela situação típica de início de ano quando temos que trocar um presente que ganhamos no Natal? Pois é. Já saímos de casa em direção à loja certos de que seremos mal atendidos por aquelas vendedoras antipáticas e cansadas da correria das últimas vendas. Até que você é surpreendido por uma vendedora extremamente solícita e bem disposta a ajudar na troca.

Será que deveríamos pensar que ela não faz mais que a sua obrigação ou pensar que ela, por ser uma rara exceção, deveria ser elogiada para seu gerente para que este reconhecimento a incentivasse a sempre ser assim?

Muitas pessoas devem achar que ela é paga para atender bem, que ganha comissão para vender e que não deveríamos nos preocupar em elogiar. Até aí tudo bem, cada um tem a sua opinião e obviamente eu a respeito, mas e se nos colocássemos no lugar daquela vendedora? Não seria bom para nós ouvirmos algo positivo e ao mesmo tempo incentivador para nos impulsionar durante o restante do dia? Como você se sente quando alguém elogia o seu trabalho? Mesmo recebendo seu salário, você fica feliz quando seu chefe reconhece seu esforço e resultados? E também não seria mais que a sua obrigação ser um ótimo funcionário, não é verdade?

O que acontece é que muitas vezes nos esquecemos de nos colocar no lugar da outra pessoa. Reconhecer e elogiar deveria ser tão simples e fácil quanto reclamar.

Quando alguém reclama de algum serviço ou de algum atendimento o objetivo principal é melhorar alguns aspectos que julgamos deficientes naquela empresa ou comportamentos inadequados por parte do funcionário. Porém, nos esquecemos que podemos contribuir para o incentivo do bom atendimento não só reclamando, mas também elogiando quando for o caso, assim os prestadores de serviços poderiam avaliar melhor de que maneira está sendo absorvido pela sociedade aquilo que eles oferecem.

Imagina que você é vendedora de uma loja.
Hoje você bateu a sua cota e ainda vendeu 50% além do que deveria.
Se ninguém falar nada tudo bem.
Mas se a sua gerente a elogiasse e parabenizasse você não voltaria para casa mais contente? É tudo uma questão de ego e todo ego adora ser massageado!
Eu sei que todos têm a sua obrigação de fazer o seu serviço e ponto final. Mas, se podemos contribuir para alguém se sentir um pouco mais feliz naquele dia com uma atitude ou palavra tão simples, então porque optar por não fazer?

Olha que diferença.
Tudo depende de pontos de vista diferentes.
Lá no Japão, os chefes não têm o hábito de elogiar os seus subordinados.
Por mais que o coitado se mate de trabalhar com uma baita simpatia, nunca falte e sempre ultrapasse as suas metas, esse trabalhador nunca vai ouvir um elogio (com raríssimas exceções). Os japoneses costumam dizer que o funcionário elogiado fica folgado, se achando amigo do chefe e não saberia separar as coisas. Então, lá quase ninguém elogia. Na minha opinião, os elogios só "estragam" um funcionário se ele ouvir isso toda hora ou todo dia. Perde o efeito do incentivo.

Você já foi reconhecida e admirada em público pelo seu trabalho por um chefe que jamais admirou ninguém antes? É o máximo não é? É muito bom sentirmos que conquistamos aquele reconhecimento, que ele não veio de graça.

Bom, como vocês já viram que sou a favor de elogiar quem merece, vou mostrar um e-mail que enviei à companhia aérea AZUL há alguns dias porque simplesmente fui surpreendida com um excelente atendimento e serviço!! Além da tarifa, é claro!


"Com muita satisfação estou enviando este e-mail para elogiar os serviços da AZUL no trajeto São Paulo/Campo Grande MS. Viajei de SP a MS no dia 23 de Abril de 2011 no vôo AD 4015 e me surpreendi com o serviço de bordo. Confesso que já fui meio preparada para me estressar, pois não é novidade para ninguém que milhares de pessoas já tiveram algum tipo de queixa no que se refere às companhias aéreas, mas desta vez me surpreendi em tudo.

As comissárias foram extremamente simpáticas e gentis. Enfrentamos algumas turbulências durante o percurso e é claro que nessas horas nos prendemos às fisionomias das comissárias. É como se o semblante tranquilo e despreocupado de cada uma nos servisse de consolo: "está tudo sob controle". E em nenhum momento vi nenhuma delas séria. Todas muito prestativas e amáveis.

Também me surpreendi com o lanchinho servido no trajeto. Por ser um percurso curto eu e o meu marido tínhamos certeza de que não nos serviriam nada, inclusive levei algumas guloseimas na bolsa. Não comi nada que comprei! Vocês serviram batatinhas, goiabinhas, coca-cola e não nos cobraram nenhuma taxa extra por isso, tendo em vista que algumas companhias cobram.

Outro detalhe super delicado que gostei foi quando o piloto desejou a todos Feliz Páscoa!! Com tantas responsabilidades ele ainda se atentou a este detalhe? Pode ser que ninguém tenha reparado, mas eu reparei. São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Estou enviando este e-mail quase um mês depois porque como acabei de chegar na cidade, eu ainda estava sem internet, mas estava esperando a chance para elogiar a AZUL. Muita gente deve usar esse meio de comunicação para reclamar, mas poucas não fazem questão de elogiar quando gostam do serviço e isso não é justo.

Outra coisa que gosto também é da tarifa da AZUL que é bem mais barata. Normalmente realizo minhas consultas e faço minhas compras pela internet e de todas as vezes que fiz minhas pesquisas para viajar, em todas elas seus preços foram imbatíveis!!! Ah!!! Já ia me esquecendo! Além de simpáticas, todas as comissárias estavam impecáveis!

Bom, vou ficando por aqui deixando todos esses elogios a vocês da equipe AZUL. Parabéns pela competência! Um grande abraço a todos e uma ótima semana de trabalho!" Flávia


Eles responderam no dia seguinte. Agora em Julho viajei pela AZUL novamente e todo esse ótimo atendimento foi o mesmo! Dica: se puderem planejar qualquer viagem com antecedência, entrem no site da Azul e façam a compra on line. Quanto antes comprar, maior é o desconto. De todas as companhias que pesquiso, a Azul sempre lidera no preço baixo. Dizem que, ao invés de investir em propagandas milionárias, a Azul investe nos passageiros (com atendimento ímpar) e nos futuros clientes, ou seja, nas pessoas que nunca viajaram pela companhia e o atrativo é o preço. O que eles gastariam com campanhas publicitárias de altíssimo investimento, aplicam de outra maneira: oferecendo grandes descontos. Nada melhor que conhecer a Azul viajando!

14 comentários:

Satie disse...

Tem que elogiar sim Fla, eh assim que agente educa uma crianca rs, elogiar faz bem pra todos e principalente pro mundo caotico dos voos no Brasil ne?
Espero que esteja tudo bem com vc. Ah recebi um email que fala do cerebro esses dias e me lembrei de voce! vou ver se mando por email.

Beijos!

Jana disse...

Oiiiiiiiii....olha nem li sua postagem... mas quando abri o blog hj e vi seu comentário na minha postagem, achei que valeria a pena passar aqui para te contar...
Ontem a tarde eu estava comendo e me bateu uma tristeza, devido há alguns problemas que venho passando.... Ai me deu uma vontade de olhar para meus cachorros e quando olhei para eles lembrei de vc.... Que através de serezinhos tão "inúteis" para alguns, mudou sua vida.... Me deu um "up" de novo e deixei que os pensamentos fosse embora......

Obrigada por compartilhar sua vida e tenha certeza que o que vc escreve influencia muitas pessoas.....

Um beijo

Jana

disse...

Bom dia, Flavinha querida!
Eu acredito sinceramente na força de um elogio, acho que dá uma renovada no fôlego, uma nova vontade de continuar pelo caminho certo. E acredito que o que deixa funcionário folgado é quando ele faz o que quer, trata mal as pessoas e ninguém o repreende por isso. Aí ele absorve a informação de que este comportamento é o que a emrpesa espera.
Nunca viajei pela Azul, mas é sempre bom ter essas dicas, agora vou tentar mais confiante!
Tenha um lindo domingo, florzinha!
beijinhos

Maitê disse...

Oi Flávia !!!!!!

Eu confesso que elogio muito pouco (rs.........). Sempre penso assim : Se elogiar demais, o pessoal vai ficar na inércia e a qualidade vai cair ...
Sei que é errado e que devemos sim elogiar o serviço !!!
Quando voltei de viagem, voltei de Tam (RJ - BSB) e fiz questão de elogiar ... Mandei e-mail e tudo.

Concordo com vc !!! Devemos sim elogiar, para incentivar o funcionário a estar sempre querendo aprimorar.

Beijinhos e ótima semana !!!!!!

otilia cristina disse...

TAMBEM ADORO ELOGIAR OS SERVIÇOS A MIM PRESTADOS COM ATENDIMENTO ASSIM, EMBORA EU TENHO EM MENTE QUE QUANDO VOCE TEM UM NEGOCIO E QUANDO UMA EMPRESA SE ESTABELECE NO MERCADO E A GENTE TEM QUE PAGAR POR ISSO ELAS TEM POR OBRIGAÇÃO ATENDER BEM ....ENFIM COMO ATENDER MAL ALGUEM QUE FAZ SUA EMPRESA SOBREVIVER?? SERIA UM SUICIDIO PARA A EMPRESA..SABE O QUE TEM TODAS ELASA FAZER? E ATENDER MESMO BEM OS CLINETES...NÃO FAZEM MAIS QUE OBRIGAÇÃO NÉ?? EU TAMBEM COSTUMO ELOGIAR MAS TAMBEM COSTUMO MANDAR EMAILS ESPINAFRANDO AS QUE MALTRATAM OS CLIENTES..A GENTE PAGA CARO PELAS PASSAGENS E TEMOS QUE SER BEM TRATADOS ..SE NÃO ACONETECER ISSO TEMOS O PROCON...

RECLAMO E PRONTO!!!


OTILIA

Paula Li disse...

Oi Flavinha, muito legal a sua atitude, a companhia a área também deve ter gostado muito.
Acredito que as pessoas são mais propensas a entrar em contato com empresas quando o intuito é reclamar seus direitos.
Adorei receber seu e-mail,
bjs

Luziane Lima disse...

Concordo Flavinha tem que elogiar quando necessário, atitude linda!!

E é bom também contar uma boa experiÊncia sua, serve para outras pessoas.

P.S.: O livro O monge e o Executivo é ótimo!!

bj,

Luzi
www.desapatilha.com.br

Silvia disse...

Oi Flávia!

Deveríamos ter o hábito de SEMPRE elogiar um bom atendimento.

Quem não gosta de ser valorizado, não é mesmo?? E um incentivo sempre cai bem!

Prabéns pela sua iniciativa, e ótima a dica!! ;)

bjoo linda e uma ótima semana pra vcs!

Valéria disse...

Oi Flávia!
Que legal!
Eu também gosto de elogiar!
Nunca viajei pela Azul, mas agora vou olhá-la com carinho.rsss

Beijão e ótima semana!

Sra. Rapadura disse...

Olá Flávia, minha primeira vez por aqui e com um assunto que me interessa muito - Atendimento!

Sou exigente com esse quesito, e já postei no meu blog - ínumeras vezes - tb concordo com vc, sou a favor do elogio.
Aqui em Portugal, temos muito o que aprender! E vamos trocando figurinhas!

Leda

Thaís Alves disse...

Obrigada pela dica, amiga! Vou tentar viajar pela Azul já na próxima, pois as outras cias que estão mais baratas são muito desconfortáveis...
Acho que tenho que fazer um post assim pra Volks. Você tem toda razão, também devemos elogiar quando merecem! :)

Beijos!

Gabbix disse...

Também gostei muito de viajar pela azul no Reveillon, me surpreendi demais, talvez porque esperava que fosse uma "webjet" da vida hehe

Também gostei dos lanchinhos pq sao todos embaladinhos personalizados, eu também reparo em tudoo hehe

Adorei o blog

Elis, Gi, Matheus e Lala disse...

Adoro viajar com a Azul, bastante conforto, pontualidade e um ótimo atendimento.
http://elisjurado.blogspot.com/

priscila aquati disse...

meu marido viaja desde março e estou cansada dessa ausencia dele temos dois filhos pequenos que sentem demais a falta dele. Sofro com isso qd saio com meus filhos e vejo as familias todas reunidas me sinto uma isolada do mundo parece q naquele momento eu sou a unica a estar la sozinha com duas crianças pequenas pq meu marido viaja muito. Mas foi bom encontrar esse blog espero que me ajude muito bjos a todas