23 de mar de 2011

Conselheiros Virtuais, o que vocês acham?

Olá a todos!! Hoje tive uma idéia e queria saber o que vocês acham.
Ultimamente venho recebendo alguns e-mails de pessoas que não conheço me pedindo certos conselhos para assuntos pessoais delas próprias.
Geralmente são assuntos relacionados ao coração e elas me encontram através do blog.
Respondo numa boa, escrevo o que penso sobre o assunto de um modo geral, mas evito dizer o que a pessoa deve fazer, afinal é de uma responsabilidade muito grande a gente aconselhar alguém e não saber o limite do que escrever.
Muitas vezes tive vontade (apenas vontade) de publicar alguns e-mails aqui no blog porque tinha certeza que alguém mais poderia estar passando por aquela mesma situação e que, desta forma, poderia contribuir com alguma opinião a respeito ou se identificar e ver que não é só a gente que passa por isso ou aquilo outro.
Então fiquei pensando e tive a idéia de abrir espaço aqui no blog para publicar algumas histórias e que tipo de conselho eu dei, mas não farei com os e-mails que já recebi, eu faria isto com os novos e-mails que chegariam.
Se a pessoa autorizar, a sua história seria publicada na íntegra sem nenhuma alteração (divulgando somente seu primeiro nome, exemplo: Luciana) para que todos os seguidores pudessem ler também e ajudar com suas opiniões e comentários. Seríamos uma espécie de conselheiros virtuais todos unidos em prol a ajudar alguém que não conhecemos e que nunca saberemos quem é.
Saber o que outras pessoas pensam a respeito de um problema nosso pode nos ajudar a ver a mesma situação sob um ângulo diferente. O que vocês acham? Faz tempo que quero fazer isso, mas estou um pouco receosa.

Por enquanto esta idéia não será posta em prática, vou pensar melhor sobre os comentários e sugestões de vocês, pois algumas opiniões divergem bastante. Beijos e obrigada pelas opiniões.

46 comentários:

Amélia Calixto disse...

Flávia, amei a ideia, eu mesmo muitas vezes gostaria de saber como me portar diante de algumas situações, problemas que para mim parecem insoluveis... Ouvir a opinião de outras pessoas será muito bom para clarear as ideas...

Um beijo

Gigi disse...

Oi Flavia querida tudo bem?obrigado pelo comentario la no blog.Quanto ao post ,achei exellente a ideia de vc compartilhar os E-MAIL ,mas tenho certeza que voce e uma otima conselheira alem da piscologia ,vc tem o dom divino da sabedoria .Eu ja nao sou boa consselheira ,por mais que eu goste de ajudar nem sempre acho as palavras certa na hora certa peço a Deus que me de sabedoria .Mas e como voce citou pode ser que alguem esteja passando por uma situaçao semelhante e se identificar.E tambem tem muitas pessoas(seguidores) aqui que tem uma grande sabedoria e seriam otimas conselheiras tambem .beijos querida.

Sandrinha disse...

Bom dia Flavinha!

Achei a sua idéia ótima.
Vc com certeza vai ajudar muita gente.
É bom que vamos ler e dar opiniões sobre o problema.
Assim poderemos mostrar que todas temos fases de incertezas, inseguranças e medos.E assim compartilhando com outras pessoas, com certeza vai ser de grande alívio e ajuda p/ quem tá passando por algum tipo de dificuldade.

Vc é muito fofa.
Por td isso que te adoro viu!

Beijinhos!!!

Silvia disse...

Oi Flávia,

Muito válido, como vc disse às vezes tem pessoas passando pelo mesmo problemam ou que passaram e podem ajudar!
Parabéns pela iniciativa!

bjoo linda!

Apenas um lugar para ser (Lis) disse...

Oi Flávia, em primeiro lugar, quero agradecer sua msg, vc é uma pessoa muito atenciosa. Tb me identifico com mtas coisas q vc escreve, q bom termos essa oportunidade de trocar nossas experiências.

Pensando nisso, eu acho sua ideia mto interessante, poder ajudar com palavras pessoas q estão passando por algum tipo de dificuldade acredito já ser uma vocação de nós blogueiras. :)

Eu apóio a ideia!

Só pra fechar, até como um exemplo, ontem eu fui a um lugar atrás de uma oportunidade, ao chegar, fiquei tensa e insegura, abri meu caderninho q levo na bolsa e li suas palavras: "Não tenha medo nem seja pessimista antes de pisar em novos terrenos." :) E isso me ajudou a relaxar.. Obg!

Bjão!

Rejane disse...

Adorei a ideia, Flávia! Apoio totalmente. Acho que vou abusar de seus conselhos, viu?! rsrsrsrs

Boa sorte nessa nova etapa.

Bjãoooo

Jú Ferrer disse...

Flavitcha, amei essa ideia!!! Muito boa mesmo, aposto que um email servirá para várias outras pessoas.

Amei! Amei!

Beijocas

disse...

Oi, florzinha!
Eu acho uma excelente ideia, assim a gente aprende com as experiências dos outros, acaba vendo as coisas sob uma perspectiva diferente, o que é sempre bom para ampliar nossos velhos pensamentos.
Tem todo meu apoio!
beijinhos

Renata Keli disse...

Oi Flávia

Sua ideia é ótima!
O único ponto desfavorável, foi quando vc disse: "para que todos os seguidores pudessem ler também e ajudar com suas opiniões e comentários" ... nem todos tem o dom que vc tem em dar sua opinião sem criticar, sem dizer o que a pessoa deve fazer... Vc consegue ser verdadeira, impor sua opinião, mas tudo com muita delicadeza. Já outras pessoas, além de não procurar entender uma situação, ainda critica. E isso pode apenas piorar a situação de um ser em conflitos...

A ideia de você abrir um espaço, deixar sua sugestão e compartilhar conosco o resultado é excelente!

Bjks

Vinicius.C disse...

Bom dia!!!

Eu acho que seria perfeito!

Podendo assim acontecer a interação- o envolvimento da maioria.
Alguem pode se identificar e contar sua passagem algo assim.

Bom meu voto é que sim.. e eu mesmo sendo para alguns só um garoto, garanto- sei que tenho da vida o amargo e doce... rs

Beijo grande e ótimo dia!


Nos encontramos no Alma!

Flávia - Compartilhando Idéias... disse...

Oi Renata, obrigada pelo toque, mas me baseei na sutileza de todos que comentam aqui em assuntos meus. Imagino que com assuntos que não sejam meus seriam igualmente respeitados, mas é sempre bom pensar pelos dois lados, o bom e o ruim.
Obrigada!

Nai disse...

Oi Flá,

Não fique receosa, é uma boa pedida. Já que pode ajudar mais pessoas que estejam passando por algo semelhante.

Beijus

Juliana Galante Magalhães disse...

Oi Flávia

a idéia é muito boa, mas, sabe, mesmo como psicanalista, dentro do consultório é preciso muito cuidado ao ouvir uma história: toda história tem 2 lados mais a verdade... A forma como a pessoa escreve é uma, a forma como ela conta o fato, mais a postura corporal, o olhar, o tom de voz, etc, traz uma nova versão dos fatos...
Ter uma amiga para conversar, escrever e trocar idéias é muito bom e se as pessoas procuram você é porque seu jeitinho e a forma como você coloca as coisas aqui lhes traz segurança.
Fiquei pensando, e se você usasse as historias e escrevesse os posts de forma mais ampla, onde seus leitores certamente opinaram junto?
No fim das contas sempre tem mais gente passando pelas mesmas coisas e assim muita gente se beneficiaria.
Beijo no coração
Juju

Flávia - Compartilhando Idéias... disse...

Juju, gostei da sua idéia!
Obrigada de coração.

Prosa & Cia disse...

Acho uma super idéia. Inclusive quero até participar rsrsrs. Ah esse post me lembrou o trabalho da "Marcela" personagem da novela Ti- TI - Ti. ;)

bj bj

Carla Guanais Branchini disse...

acho uma ótima iniciativa, e se as pessoas concordarem não tem o porquê de não publicar né? assim a gente pode "meter o bedelho", dar a nossa opinião tbm né? bjus

Dani disse...

Acho super legal a idéia, flore..
Mas vc sabe, as críticas podem cir em peso... Posts assim são mais pessoais, mas acho q se vc pode ajudar, não tem pq não se jogar na idéia, viu?

Bju no core!!

Dani do
http://estacaobeauty4you.blogspot.com/

Carmem L Vilanova disse...

Flávia, querida...
Sim, desta vez a volta é prá valer... sei que sou meio tartaruga, mas pouco a pouco vou organizando tudo de novo...
Respondendo à pergunta que você fez neste seu post, acho uma excelente idéia... Meu esposo é psicólogo e trabalha on line também e tal como você comentou, dá conselhos virtuais.. e quando há a autorização da pessoa, publica o problema como forma de ajudar aos demais que talvez estejam pessando pelo mesmo problema, lembrando sempre de substituir todos os nomes e fatos que possam estar diretamente relacionadas ao cliente...
Gosto da idéia!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Paula Li disse...

Oi Flavinha, acho que sua idéia em tudo para dar certo.
Além de você ter como característica principal a sutileza e delicadeza, tem formação acadêmica na aréa de psicologia, o que lhe possibilita ver os vário ângulos da situação.
Bjs

Tatiana disse...

Dou a maior força Flavia....super ideia!!!!To dentro!!
Beijocas!!

Fabi a loba!!! disse...

Ô amiga... mais uma vez pensando em ajudar as pessoas... bem bacana sua idéia... acredito que não terá problemas... e que será muito legal... acabei de me identificar com um post no blog da Adri (caixinha da Adri) tentei dar uma opinião mas tanta coisa a falar que nem sei se fui clara, mas acho que vai ser bacana sim como já disse...

Apoio e quando precisar participo tb...bjs

Viviane Alves disse...

Eu acho super legal essa idéia.
Vc escreve super bem, como conselheira vai dar muito certo.
Coloca isso em prática logo, acho q tem bastante gente querendo conselhos, rs.
Bjs
http://viviass.blogspot.com/

Babi Zuza disse...

Oi Flávia,

Eu gostei da idéia, assim ajudamos uns aos outros.. é sempre bom ouvir outras opiniões..

B-jinhos
Babi Zuza
http://babizuza.blogspot.com

Aline disse...

Flaviiiiaaa
Primeiramente, adoreeeeeeeeei seu comnentário no meu blog!
Que linda... Sem dúvida um dos mais marcantes que já recebi!!!
Obrigada pelo carinho e com certeza já te sigo, acompanho e tudo mais...

Adoreeei a sua idéia de colocar as mensagens aqui.
Acho que você poderia colocar até mesmo sem o nome.
Muita gente pode se identificar com a mensagem.
Mal posso esperar pra ver...

E se as pessoas te pedem conselhos com certeza a impressão que tive de você está correta...
Uma pessoa muito sensível com tudo ao seu redor.

Um beijo no coração!
Será um prazer ter seus comentários e suas visitas no meu blog.

E qdo eu passar por aqui verá meu rosto no feedjit!

beijokas

www.ofabulosovestir.blogspot.com

Vida na Europa! Dia a dia e curiosidades disse...

Oi Flavia! Muito legal a ideia! Aprovada :)
Bjs!

Jane disse...

Oi Flávia!

Vc é uma pessoa mt doce, sensata e que nos seus comentários transmite mt confiança. Com ctz uma amiga e tanto, mas qd eu li que vc anda recebendo alguns e-mails de pessoas que não conhece pedindo certos conselhos para assuntos pessoais delas próprias eu senti vontade de falar pra essas pessoas procurarem um terapeuta.
Talvez eu esteja sendo grossa, indelicada, mas tenha dó de vc né?
É muito bom de vez enquando poder se aconselhar com amigas sensatas como vc, mas eu penso que a gente faz isso com quem tem mais intimidade e nos conhece bem.
De qualquer forma se você se dispõe a responder e tentar ajudar essas pessoas não vejo nada de mal em publicar no blog e talvez ajudar outras pessoas que vivem situações parecidas.
Um tipo de terapia em grupo. Rsrs
Um local onde se ajudam mutuamente e talvez te poupem um pouco.

Bjs e desculpe se fui franca demais.

otilia cristina disse...

FLAVIA...ACHO QUE VOCE É UMA PESSOA BEM SERENA ..BEM CENTRADA E DA PRA SER UMA CONSELHEIRA SIM..PELO QUE VEJO AQUI NO SEU BLOG VOCE TEM JOGO DE CINTURA PARA CERTAS OCASIÕES...E VOU FICAR DE SUA LEITORA SEMPRE MAS EU DAR PALPITE ACHO MELHOR NÃO SRSR VAI QUE ALGUEM VEM AQUI CHORANDO QUE O MARIDO FEZ ISSO AQUILO E MAGOOU A COITADA ENTRE OUTRAS COISAS EU COM CERTZA VOU DIZER ASSIM..""QUERIDA BOTA ESTRIQUININA NA COMIDA DELE ..STSTST SRSRSRSR ENTÃO QUERIDA VOU DEIXAR A VOCE VIU?? E VENHO SO LER...
OU ENTÃO VOCE DEVERIA CRIAR OUTRO BLOG..COMO UMA TERAPIA...
TERAPIA DA ALMA ...
BEIJOS
OTILIA
SE TA SUMIDA JA FALEI QUE RECLAMO ..KKKKK

De tudo um pouco disse...

Flávia

seria ótimo...acredito que quando não estamos envolvidos com o questionador,as opiniões fluem melhor...

beijocas

Loisane

Roberta disse...

Flavia a ideia é muito bacana, você pode ajudar sim centenas de pessoas, o blog é uma ferramenta incrivel de trocas, aprendizagem, conversas, amizades - com certeza mal vc nao vai fazer a ninguem!! ja estou seguindo e assim que o a seção estiver aberta ja venho pedir sugestoes, rs!
sucesso!
um bj doce e apareça nas abobrinhas
Roberta dalsenter

www.docesabobrinhas.com

Monique & Rich disse...

Oi Flávia a idéia é legal, seria um espaço diferente dentro do blog, e é sempre muito bom ver aqueles dilemas que enfrentamos sob a ótima de outras pessoas, novas perspectivas e atitudes.
Beijinhos

disse...

Oi Flávia, eu achei ótima a iniciativa, e o problema publicado poderá auxiliar outras pessoas que também vivenciam um problema parecido, mas que não tem coragem de contar, a encontrar uma solução, além da própria pessoa que tiver seu caso publicado, quem sabe? Beijocas.

Maria Célia disse...

Olá Flávia
Achei sua ideia ótima, mais concordo com a Juliana Magalhães, você contaria o drama de uma forma mais abrangente e todas as pessoas que sempre comentam em suas postagens, poderiam deixar uma opinião, uma outra forma de enxergar a situação.
Vá em frente.
Bjos

Ise disse...

Eu adorei a sua idéia.
Só que procurei seu email e num achei.
É muito bom quando as pessoas nos ajudam
bjsssssss

Ise disse...

Correção:
Achei rsrsr

Thaís Alves disse...

Flavinha, eu acho uma ótima idéia e que tem tudo a ver com o seu perfil! Você é uma pessoa super equilibrada, amável e vai ter muita coisa boa para dizer :) Não é a toa que recebe estes e-mails, né? Beijos, querida!

Letícia Nunes disse...

Oi Flávia!!

Fazer um consultório sentimental é legal! Preservando a identidade, que mal tem?
Engraçado, mas vejo lá no meu cantinho, que muitas pessoas passam pelos mesmos problemas em épocas parecidas e seria legal poder compartilhar essas experiências com essas pessoas, porém nem sempre temos esta oportunidade!!

Beijinhos e boa sorte!!

Tuka Siqueira disse...

Oi Flávia, muito boa idéia, eu mesma poderia contribuir muito com vários posts... rsrs
Obrigada pelo teu comentário lá no blog hoje, tua opinião é de suma importância pra mim.

beijos

Mamãe pela 2ª vez disse...

Oi Flávia!
Adorei a ideia, é tão bom quando a gente ta com alguns conflitos chega num blog, lê o post e sai aliviado.
Tenho certeza que quem pasar pelo seu blog se sentira assim e mais um pouco.
bjus

Erika Saab disse...

Flávia, eu particularmente não me sinto muito bem em aconselhar pessoas desconhecidas fora de um set terapêutico, isso porque na clínica o aconselhamento pressupõe neutralidade, mas quando não existe este vínculo terapêutico, costumo dizer apenas o que penso mesmo e tomo como base os meu valores, mas nem sempre quem está do outro lado compartilha destes valores. Também não ficaria à vontade de ver um email meu publicado para ouvir opiniões de estranhos, eu só costumo pedir conselhos para quem eu tenho alguma consideração e que conheça o meu jeito de pensar e agir. Acho que se a pessoa não se incomoda,se acha que pode ajudá-la, que será uma experiência positiva para ela, não vejo problema algum se você manter os nomes dos remetentes em segredo e pedir autorização antes. Eu faço algo parecido no Coffee Break, mas lá são emails com dúvidas sobre carreira, então é algo que abala menos as pessoas do que relacionamentos, mesmo assim tomo o cuidado de não publicar nem o nome do remetente, nem o de funcionários e de empresas citadas no email. Tenho certeza que você saberá conduzir estas questões com ética. Beijos.

Lu Pourbaix disse...

Adorei a sua idéia e o exemplo do nome "Luciana" o meu!
huauhaauhuhaahuhua

Beijos
www.lupourbaix.com.br
@ lucianapourbaix

Keliane disse...

Oi Flávia,
eu achei a idéia ótima, mas é muito coplicado expor uam pessoa mesmo que anônimamente, pois no mundo tem muita gente ruim que gosta de fazer o mal, e pode usar seu espaço apra mogoar a pessoa em questão, pois ela provalvelmente quando tiver sua história publica vai ficar acompanhando os comentários e vai se magoar.
Isso é o que faria se tivesse minha história publicada, ia querer saber o que as pessoas estavam falando, e mesmo sem ninguem saber ia ficar sofrendo caladinha. rsrs
Bjusss

Luziane Lima disse...

Adorei a idéia Flavinha,mas concordo com algums comentários de que nem todos sabem aconselhar como você.Então uma alternativa seria falar do e-mail de forma mas abrangente =D.

Bjo,
Luzi
www.desapatilha.com.br

Mulher de Fases disse...

A idéia é boa, se a leitora autorizar, pq não?? Sempre vai ter alguém que se encaixe naquela história, que esteja precisando de ajuda e não tem coragem de pedir.

Blogueiro as vezes é psicologo, hein??

Bjs e bom fim de semana

Cafofo da Fran disse...

Oi Flávia
Adorei a sua idéia...
Por mim já está aprovada
Bjokas

Do que eu gosto... disse...

Oi Flávia!
Muito interessante essa sua idéia, isso mostra que você passa realmente uma personalidade firme e capaz de tamanha responsabilidade. Acho, porém que para a sua preservação você poderia fazer como uma terapia em grupo, exposta a dúvida, nos posicionaríamos afinal a experiência de todos, a visão de muitos fariam o "paciente" refletir e tirar seu aprendizado.Desculpe me meter! Bjo!

BelezaSanta! disse...

Acho super bacana....voce escreve bem, seus posts são super legais.Acho que vai dar super certo!!
boa sorte!!
beijos