2 de fev de 2011

A todo vapor

Olá queridos! Diante de tantas palavras amigas, hoje é um outro dia e estou bem melhor. Obrigada por cada comentário deixado no post anterior.

Bem, hoje peguei emprestado um livro chamado Os Vegetais - Alimentos que promovem qualidade de vida e, diante de tantas informações indispensáveis para se obter uma ótima saúde, pensei em compartilhar com vocês algumas informações que mostram o quanto podemos perder muito de um alimento se o prepararmos de maneira incorreta.


Informações do livro:

Pesquisas mostram perdas de vitaminas e sais minerais nos mais diversos tipos de preparo (perda de cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco):
- Panela de pressão: 30% a 60%
- Fogo alto: 60% a 80%
- Fogo baixo: 30% a 40%
- Cozimento a vapor: 2% a 5%

Agora vejam o quanto perdemos de cada alimento relacionado abaixo se forem fervidos em água no sistema convencional (as vitaminas se perdem para o meio aquoso):
- Frutas: 40% a 55%
- Folhas: 30% a 60%
- Legumes: 40% a 60% (ex.: feijão, soja...)
- Tubérculos: 30% a 70% (ex.: batata, nhame, cenoura...)
Porém, se forem cozidos a vapor, a perda de vitaminas será apenas de 1% a 6%.


E aí? Será que ao saborear um belo prato cheio de vegetais, estamos realmente nos alimentando bem? Hum.... vai depender de como foi preparado.
Eu não domino a arte da culinária e ainda não tenho uma panela específica para cozinhar a vapor, vocês poderiam me dar dicas de como fazer isso aqui em casa usando minhas panelas normais?

Beijinhos!

43 comentários:

Flávia Souza disse...

Menina, eu sabia que cozinhando na panela perdia nutrientes e vitaminas, mas n sabia q era tão gritante a diferença do cozimento a vapor. E olha que tenho uma máquina de vapor e n uso, andei até pensando em vendê-la. Mas por sua causa, ela deve voltar a ativa!!!! rs

Está mais tranquila hj? Ando pensando tanto em ti...

Beijinho,


FLÁVIA
www.conexaoflavia.blogspot.com

tem sorteio no blog!

Thaís Alves disse...

Ainnnn, só queria alguém cozinhando do jeito certo pra mim... senão sempre me alimento mal... essa que é a verdade...rs Mas meu projeto a partir de segunda é cuidar melhor de mim nesta parte. Poderia começar na quinta, mas não quis deixar de lado a Feijoada marcada pro fds! hahaha Mas já vou começar a tomar vitaminas e me alimentar bem com orientação médica :) Obrigada pelas dicas, serão bem úteis nesta fase! Beijos, amiga!

Desabafo disse...

Definitivamente não sou a pessoa indicada pra te ajudar na arte da culinária rsrsrs
Olha, tenho tido uns dias meio agitados no trabalho e em casa. Por isso só tenho respondido aos comentários. Hj consegui parar e vi que vc esteve tristinha. Sei como é isso. Já passei por fases assim. Mas fique de olho pq de repente é algum tipo de depressão e isso não é nada legal.
Respeite seu momento de introspecção. Não queira sair dele as pressas. Viva ele. Mas sempre de olho ta?
Fique bem.
Beijos.

Paula Li disse...

Oi Flavinha, que bom que esta se sentindo melhor, continue contando conosco para levantar seu astral.
Eu também não tenho panela a vapor e pelo visto é um item indispensável na cozinha.
Vou começar a pesquisar os preços,
sempre faço legumes, mas deixo de aproveitar muitos nutrientes.
P.s: achei muito engraçado a história das crianças no seu sofá.
Minha enteada cismava em subir no meu sofá (BRANCO) e quando eu reclamava, ela dizia que na casa da mãe dela ela podia!!!
Foram tempos difícies aqueles...
Bjs

Nicelle Almeida disse...

Nossa, que post super interessante. Não sabia dessas informações.

Muito bom mesmo!!

Que bom que vc se sente melhor, querida. Espero que logo logo vc se sinta 100%.

Um grande beijo e te espero lá no blog ;)

www.nicellealmeida.blogspot.com

Rejane Alves disse...

Também tenho um livro desse!
Beijos

Greyce disse...

Oi, Flavia! Eu cozinho na panela propria para isso. Vc ja tentou fazer em "papillote" (enrolado no aluminio ou em uma outra folha q nao sei o nome)? bjos

Mila Lopes disse...

Graças a mamãe eu sabia disso, rs

Bjs e obrigada por sua vsita e carinho de sempre...

Bjs linda

Mila

Flávia - Compartilhando Idéias... disse...

Oi Greyce!!
Papilotte????
Como assim??
Enrolado no alumínio e depois faz o que? Põe no forno?

Cafofo da Fran disse...

Oi Flávia
Obrigada pela visita e pelo comentário, adoro vir aqui compartilhar as suas idéias..
Adorei a dica eu não sabia disso não
Bjokas

Greyce disse...

Flavia, é isso mesmo. Coloca no forno. Da pra fazer carne e peixe com legumes assim. A carne fica otima e meu marido gostou muito do salmão preparado assim tb. Vc tempera a carne ou o peixe como vc gosta e corta os legumes em juliana que é mais facil de cozinhar. Vou sair pra malhar e depois te conto mais. bjos

Laninha disse...

Oi Flavinha, só hj li seu post anterior, acho que é normal se sentir daquele jeito, eu mesma passo por isso às vezes, por isso espero que seja realmente normal rsrs... Mas que bom saber que vc está melhorando...
Infelizmente não posso dar nenhuma dica sobre a panela, inclusive achei essas informações muito importantes, vou me informar melhor, é que sou metida a "chef", mas é coisa rara, embora sempre me anime quando tô meio assim como vc estava...
Abraço.

Thais S. disse...

Não sabia que se perdia tantas vitaminas no preparo "incorreto" dos alimnetos ! Apesar de gostar de culinária, ñ sei nada desse assunto!

bjs
www.relicario-fashionblogspot.com

Misturação - Ana Karla disse...

As dicas são ótimas etodos nós precisamos cada dia mais, de uma boa alimentação.
Xeros

otilia cristina disse...

ALEM DE SER MAIS SAUDAVEL AMIGA...O COZIMENTO A VAPOR DEIXA O ALIMENTO COM A COR VIVA...E CROCANTE...É BEM SIMPLES...VOCE TEM UM ESCORREDOR DE MACARRÃO?DE ALUMINIO OU INOX..OU QUALQUER MATRIAL QUE PODE ESQUENTAR?POIS BEM COLOQUE AGUA NUMA PANELA...COLOQUE ELE EMCIMA DEIXANDO PEGAR SOMENTE O VAPOR E COLOQUE OS LEGUMES..VERDURAS E TAMPE..PODE ADPTAR QUALQUER TAMPA DESDE QUE EMCAIXE BEM NA PANELA..E PRONTO..RAPIDINHO ESTA COZIDO..CENOURA BETERRABA...UNS 15 MINUTOS DE BAFO VAPOR...JA AS VERDURAS BROCOLIS UNS 10 NO MAXIMO ,VAGEM ETC...DEPOIS E SÓ COLOCAR SAL AZEITE E PRONTO...AGORA TEM NAS LOJAS AMERICANAS UM JOGO DE PANELA INOX QUE JA VEM COM A PEÇA A VAPOR E NÃO ESTA CARO..EU ADQUIRI UM JOGO FAZ UNS 4 ANOS E FOI O MELHOR INVESTIMENTO JA QUE COZIMENTO NO INOX NÃO TEM PERIGO NENHUM A SAUDE E TAMBEM É PRATICO SAI DIRETO DO FOGÃO PARA MESA DEIXANDO A MESA LINDA...
BEIJOS QUERIDA

OTILIA

PS QUALQUER DIA MANDO UMA RECEITA DE SALADA COM ALHO E AZEITE E PIMENTA CALABREZA PRA VOCE..VAI AMAR....

Lu Barros (Eluza) disse...

Olá!!!
seu recadinho para possíveis seguidores está corretíssimo, eu penso da mesma maneira. O seu blog me chamou atenção, gostei, estou aqui... seguindo. Beijos de luz e paz!

Suziley disse...

Que livro interessante, Flávia!! Fica no ar a pergunta de como fazer o melhor com as panelas normais...hehe!! Boa tarde, beijos :)

Patrícia Quel disse...

Flavia!!!
Adorei esse post, pois adoro legumes a vapor, em casa faço direto. Meu marido adora ai fica bem facil manter a alimen~tação saudavel...
Bjs!!!

Maitê disse...

Oi querida !!!!

É muito bom saber que você está bem novamente !!!!!!! Nada como um dia após o outro e ter bons amigos por perto, não é mesmo ??

Lindinha, eu confesso que não gosto de vegetais cozidos a vapor, então sempre faço alguma coisinha diferente para não deixar de comê-los. Por exemplo, chuchu eu faço com um molhinho branco por cima. Gosto muito de fazer couve flor gratinada com creme de cebola e por aí vai.

Beijinhos !!!!!!!

Nai disse...

Eu tenho essa panela e ganhei uma panela de ferro pra fazer feijão pro Bernardinho....

É bom comer direito.

Beijão

Fleur disse...

Não sou nada expert em cozinha... mas "graçaDeus" tem panelinha pra fazer comidinhas a vapor aqui em casa! rs

Esses livros são ótimos, não são?

Beijinho!

Gisley Scott disse...

Ai, arrasada... e eu achando que estava fazendo tudo certinho... talvez a Bia do blog Amiga das Panelas possa te dar essa informação!

Bjos!

http://amigadaspanelas.blogspot.com/

FADINHA disse...

Olha que foto liinda! Só podia ser xará!rsrs...
Estou passando para dizer que estou de volta a todo vapor.
Um beijão, Fau.
Fica com Deus.

Gigi disse...

Oi Fla ,querida !fiquei muito feliz em saber que voce esta melhor .Adorei o post e fiquei pasma com as information,puxa eu sabia que perdia vitaminas ,mas nao tanto assim !!vou correndo providenciar uma panela a vapor. Adoro essas coisas de nutriçao sabe ,valeu pela dicas .E obrigado pela visita e comentario la no meu blog ,valeu o toque sobre a reportagem que vc viu sobre os peixes agora vou tomar mais cuidado sempre bom compartilharmos ideias .Falando nisso nesse livro fala alguma coisa sobre legumes congelados? e que uso muito aqui em casa acho tao pratico!!Super beijo e um otimo dia pra voce

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Tenho muito que aprender sobre isso!
Bjss
Dani

Ange Rocha disse...

- Flávia, adorei sem blog!! Adoro os que têm muitas variedades, que falam de muitos assuntos. Esse tá ideal.

Tô seguindo :) Assim, não deixo de passar nunca!

Beijão!

Ange Rocha disse...

- Hahaha! Adorei seu recado sobre seguidores...rs Tb compartilho desse entendimento. Só sigo os que gosto, que têm a ver comigo. Mandou bem!

Beijo!!!

disse...

Nossa, eu não sabia que quando cozinho um alimento na panela de pressão perco tantas vitaminas, acho que vou mudar umas coisas aqui em casa! Eu tenho uma panela elétrica de cozinhar arroz (preguiçosa total, rs)que tem um cestinho para cozinhar legumes no vapor também, vou começar a usar mais. Bjocas!

Mara Souza disse...

Oi, Flávia!

Gostei muito do seu blog! Também moro fora do Brasil e achei legal ler sobre sua experiência.

Beijos!
Mara
http://verypinksmile.blogspot.com

Evelyn V. disse...

Querida Flávia.

Como é bom saber que voce está melhor, tenho que providenciar a panela para cozinhar a vapor, as suas dicas são ótimas.

Que Deus te abençõe e te fortaleça.

Beijos.

http://www.acredite-emvoce.com/

Mônica disse...

Oi Flávia querida!!!
Li seu post anterior e aproveito e comento aqui...
Acho que este sentimento de querer se recolher, ficar quietinha e sem interagir muito com o mundo e com as pessoas que você está sentindo deve ser por conta da mudança e também das expectativas de viver essa nova vida que te espera no Brasil. Nessas horas é melhor ter paciência por que vai passar querida!!!

Adorei a dica do cozimento à vapor, como eu adoro me aventurar na cozinha, cozinhar à vapor é ótimo porque além de reter mais nutrientes dos alimentos, é uma forma de nao usar gordura o que torna o alimento mais saudável!!!

Eu faço de duas formas, no forno faço um envelope de papel alumínio e dentro faço peixe, legumes, frango...fica uma delícia e outra forma é utilizar o escorredor de massa. Coloca água na panela até a metade e encaixo o escorredor de forma que nao toque a água, dentro do escorredor coloco os legumes tampo e deixo a água ferver até que os legumes estejam cozidos...

Fica uma delícia também!!!
Espero ter te ajudado querida!
Um beijinho e uma ótima quinta-feira pra ti!!!
Beijos
Mônica

Karine Lima disse...

Oi adorei teu blog, to seguindo
visita o meu e se gostar siga,
um beijo!

http://livreelouca.blogspot.com/

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Flávia querida!!!! Tudo novo nesse blog! Tá lindo e o video ficou ótimo!
E alimentos no vapor é realmente ótimo! Super saudável e os vegetais ficam crocantes e saborosos!
Quanto a ficar meio introspectiva...well parte do aprendizado acho eu!
beijocas,
Mari

Nicelle Almeida disse...

Vc n tem do que agradecer, minha flor. Precisamos se importar com o outro, ouvir e dar uma palavra de carinho. Se todos fizessem isso, o mundo seria bem melhor =D

Saiba que te acho uma pessoa super bacana e amo ler o que vc escreve. Seu blog é parada obrigatória ;-)

Beijo grande pra vc e te espero lá no blog, tem post novo ;)

www.nicellealmeida.blogspot.com

Flor de Maio disse...

Oi Flávia,
O que eu costumava fazer para cozinhar alimentos no vapor era colocar o escorredor de macarrão encaixado em uma panela com água. Sempre deu muito certo. Hoje, uso uma panelinha específica para isso, mas que se parece muito com o esquema que eu usava.Esperimente!
Seu blog continua ótimo, quando a sua fase de introspecção, posso te dizer que já tive algumas e acredito que foram momentos nos quais pude recuperar minhas forças, pensar um pouquinho em mim e ouvir meu próprio silêncio. Não se assuste, sempre voltei dessas fases mais relaxada e feliz.
Para te animar um pouquinho, deixei um selinho para voce no meu blog com muito carinho.
Beijos

Milena disse...

Eu não sou boa cozinheira, mas sempre ouvi que para se cozinhar a vapor com panelas normais, basta colocar um fundo de agua na panela.
Em Florianópolis comi ostras preparadas dessa forma e adorei, pois crua não consigo engolir de jeito nenhum!!! Mas aqui em casa infelizmente meu marido e os legumes são inimigos mortais! E eu no meio da história, tentando fazer a mediação!
Beijos!

Mi Satake disse...

Minha amiga tudibom!

Esse blog é tuuudo msm. E teu post veio a calhar, já que preciso comer mais vegetais, Fla.
Adorei as informações q vc nos deu. Super legais, num post mega agradável de se ler. Maximo, amiga!


Bjs


Ah, to com uma blogagem coletiva e conto com tua participação rs(se quiser claro). O assunto é no minimo divertido e juntas vamos dar boas risadas com as postagens.
Passa lá no blog pra ver se topas!

Beijo carinhoso
Mi

Jane disse...

Oi Flávia!
Eu já sabia que se perde muita coisa cozinhando os vegetais...
Eu costumo cozinhar naquela panela de fazer cuzcuz.
Mas "um feijãozinho" cozido com caldinho bem grossinho é tão bom né?

Desejo que vc esteja mais animadinha.

Bj

Erika Saab disse...

Flávia, tô com meu comentários em blogs super atrasados, fiquei doente e tive que reduzir meu tempo navegando rs! Olha eu tb estou de olho nessa coisa dos alimentos cozido no vapor, e também fico sem saber como fazer isso sem panelas específicas. Foi ótimo vc ter puxado este assunto aqui. Beijos!

Yumi disse...

Oi Fla! (intima rs...)
Q bom estar melhor!

Vc tem daquelas panelas eletricas de fazer gohan?! Pq geralmente elas tem um acessorio com furinhos que dá pra cozinhar no vapor...

ou mesmo as normais, que tem o acessorio p/ cozinhar moti-gome (assim q se escreve?!) q tb tem furinhos...

aqui a gente usa dessa normal pra reesquuentar arroz do dia anterior, no microondas além de não ser bom pra saude, resseca...

espero ter ajudado...

bjks!

Mulher de Fases disse...

Que interessante Flávia!!!
Eu particularmente nunca cozinho nada a vapor, por achar que leva o dobro do tempo. Mas agora irei pensar melhor a respeito desse conceito, sem dúvida!!!

Bom fim de semana.

Sandrinha disse...

Bom dia Flavinha!
Nada como um novo dia e amigas p/ ajudar qndo estamos um pouco caidinhas...rsrsrs.
Fico feliz em ver vc assim, bem melhor!
Nem te conto!
Minha filha é nutricionista e vive me falando td isto.
Ela fica policiando td q faço e como...hahaha.
Temos q ser mais cuidadosas nos preparos dos alimentos.

Beijinhos!!!

Mayara disse...

Não consegui pensar em nada pra cozinhar a vapor que não fosse banho maria, mas é pouco prático né?! Acho que vou comprar uma panela especial rsrsrs