Seja ela qual for, a imagem que as pessoas constróem a nosso respeito é o reflexo do que apresentamos (a forma como nos vestimos, nossa postura, humor, autocontrole, nível cultural, organização, higiêne, etc etc etc), principalmente no primeiro contato.
Imagina que você marcou um encontro com alguém que não conhece pessoalmente (normalmente esse tipo de encontro acontece com mais frequência no dito "mundo dos negócios"). Qual o conceito que você teria de, por exemplo, um homem que chegasse atrasado, suando, com a barba por fazer, sem cartão de visita e que atende ao celular a todo instante?
E qual o conceito que você teria de, na mesma situação, um homem que chegasse antes de você, impecavelmente arrumado, que se apresentasse com simpatia já lhe estendendo seu cartão de visita e que mantivesse seu celular no vibracall? Temos sim que nos preocupar com a imagem que passamos às pessoas, porém não somente no campo profissional.
Retornar ligações e e-mails no mesmo dia sempre foi de bom tom, caso não haja a possibilidade, desculpe-se e demonstre interesse pelo assunto do seu colega ou familiar, afinal, não se esqueça que você também já ligou para alguém e esse alguém não te atendeu nem retornou. Como você se sentiu?? Marketing pessoal também consiste em ferramentas ou estratégias que você mesmo pode desenvolver para aumentar e fidelizar contatos. Cuidar da sua imagem significa muito mais do que cuidar da boa aparência; significa ter como filosofia de vida a ética, o respeito ao próximo e manter em sua mente metas bem definidas. Assim, dificilmente provocará (pre) conceitos alheios relacionados à você.
Se preocupe SIM com o que as pessoas acham sobre você, procure perguntar a amigos mais íntimos o que eles veem em você como defeitos e qualidades, dê às pessoas a chance de serem sinceras com você sem intimidá-las (a não ser que sejam palavras que o ofendam). Aceite críticas e se fortaleça com elas. Faça autoanálises!
Se olhe no espelho e pense: "Eu confiaria em uma pessoa como eu?". Claro que todos temos defeitos, não é possível agradar a todos a nossa volta, porém a nossa parte deve ser feita. Vamos evitar gírias, cuidado com o tom de voz, não se imponha demais antes de ouvir e não se esconda atrás da sua timidez. Estude a etiqueta do celular (existem vários artigos na internet), cuidado com decotes, esmaltes coloridos em ambientes profissionais, gravatas com bichinhos, cabelos soltos, e muito mais coisas que nem tenho como relacionar tudo aqui.... você já deve saber. É só praticar.
Você e Paris Hilton
Vamos usar a socialite norteamericana Paris Hilton como exemplo. Sua beleza é incontestável.
Invejada e idolatrada por milhões de fãs, Paris é muito conhecida também pelo seu comportamento "alegre-demais" nas festas do mundo inteiro.
Cada um de nós construímos uma imagem de Paris Hilton e nenhum de nós a conhecemos pessoalmente. Isso significa que o conceito que temos dela é exatamente o que ela nos transfere com suas atitudes em público.
Por mais que ela seja uma pessoa bacana, humilde na sua maneira de ser, generosa, carinhosa, etc.... não é o que a mídia mostra; não são informações que chegam aos nossos olhos e ouvidos. Então, passamos a construir uma imagem baseada naquilo que chega a nós. Isso acontece com você também!
Mas, não se atente só à Paris.
Pense em você, em suas atitudes e o que elas despertam nas pessoas a sua volta.