6 de nov de 2010

A Presidente ou Presidenta?

Na tv só se fala, obviamente, em Dilma Roussef e toda vez que assistia a uma entrevista ou reportagem, eu e o meu marido nos perguntávamos: "É presidente Dilma ou presidenta?".

Então, pesquisei este assunto na coluna do professor de português Sérgio Nogueira (Globo.com) e reproduzi o texto dele aqui para compartilhar com vocês:





Tanto faz. As duas formas, linguisticamente, são corretas e plenamente aceitáveis.

A forma PRESIDENTA segue a tendência natural de criarmos a forma feminina com o uso da desinência “a”: menino e menina, árbitro e árbitra, brasileiro e brasileira, elefante e elefanta, pintor e pintora, espanhol e espanhola, português e portuguesa.

Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum aos dois gêneros: o artista e a artista, o jornalista e a jornalista, o atleta e a atleta, o jovem e a jovem, o estudante e a estudante, o gerente e a gerente, o tenente e a tenente.

Há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe e A CHEFE ou o chefe e A CHEFA; o parente e A PARENTE ou o parente e A PARENTA; o presidente e A PRESIDENTE ou o presidente e A PRESIDENTA…

O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo.

É interessante observar também que formas como CHEFA e PARENTA ganharam no português do Brasil uma carga pejorativa.

É possível, porém, que a nossa Dilma prefira ser chamada de PRESIDENTA seguindo nossa vizinha Cristina, que gosta de chamada na Argentina de LA PRESIDENTA. Hoje ou amanhã teremos uma resposta definitiva. Espero.

Sérgio Nogueira

32 comentários:

Bruna disse...

As duas formas são corretas, mas prefiro presidenta.

bjos
http://wonanchic.blogspot.com/

Gi disse...

Olá Flá. Tudo bem?
Estranho pensar assim, mas sou a favor do som das palavras e a presidente soa mt melhor do que a presidenta, mas sei lá, por enquanto aqui no Brasil, ela é chamada de a primeira mulher presidenta do país.

A Elaine está me seguindo, tenho encaminhado através de e-mail algumas mensagens de fé para ela, pois precisa mt nesse momento.

Tenha um fim de semana maravilhoso.
Beijos,
:D

A Noiva disse...

Flávia querida, fiquei muito feliz de sua visitinha lá no blog. Já estava sentidno sua falta!!1

Flor, PresidentE ou PresidentA, eu não me importor muito, o fato é que eu não queria que fosse ela...kkk

beijos

disse...

Bom, você disse no fim o que eu ia dizer. Na campanha dela e aparentemente todas as vezes que a ouço falar sobre, ela se refere como presidenta.
Já que ela deixou clara sua preferência... vamos aos neologismos né?
Que venha a presidenta....

Rejane Alves disse...

Adorei a explicação, sempre tive essa duvida.
Bom Sabado.
BEijinhos

VaneZa disse...

No começo também fiquei na dúvida... mas logo vi uma entrevista com o professor Pasquale e ele confirmou que pode ser tanto um quanto o outro. Mas eu prefiro... A PRESIDENTA!

Obrigada por sua visita... sei como é não ter tempo... esses últimos dias não estou podendo visitar todos os blogs que gosto.

Ah! E quanto a homens não fazer ninho... foi exigência do marido: "você quer ter um blog... pode ter... mas com essa condição" rs.

E é com 'Z' mesmo rs.

Obrigada por linkar meu blog... será uma honra pra mim vê-lo por aqui.

BeijoZZz

Greyce disse...

Acho que vai acabar ficando a presidente.

beijinhos

Vanessa disse...

Eu tambem estava com esta curiosidade, mais acho que prefiro presidente mesmo...rsrsrs....Bjsss Vana
http://gordelicias-vanessa.blogspot.com/

Maria Célia disse...

Ei Flávia
Apesar das duas formas serem corretas de acordo com as normas gramaticais, aos meus ouvidos soa muito melhor " presidente".
A presidente Dilma Roussef.
Bjos, bom dia e obrigada pelos comntários amáveis no meu blog.

Flávia disse...

Confesso que também aprecio mais "presidente".
Por mais que já saibamos que "a presidenta" está certo, para mim ainda sim soa mal.

Babi Zuza disse...

Nossa.. eu tinha essa dúvida também de qual era a forma correta de falar.. pra falar a verdade agora não sei qual das duas eu prefiro.. mas acho que "A Presidente" soa melhor.. hehe

B-jinhos
Babi Zuza
www.babizuza.blogspot.com

Déborah Brito disse...

Foi bem isso que no finalzinho vc falou, e minha mãe me disse também... Como as duas formas estão corretas, cabe agora, a Dilma escolher como prefere ser chamada. Ela ainda não se decidiu muito bem, porque na ultima entrevista que pude acompanhar, ela sdenominou de presidente e presidenta, talvez ela não ligue muito pra isso, e aceite qualquer uma das formas, mas eu prefiro chamar de presidenta... só por ser diferente mesmo hahahaha

Beijão Flá

Evelyn V. disse...

Oi Flávia, como vai todo bem.
Olha eu acho que é A Presidente.
Obrigada pelos comentários no meu blog, fiquei muito feliz.
Que DEUS te abençõe.

Planejando Bebê disse...

Oi linda

Como disse a reportagem: formas como CHEFA e PARENTA ganharam no português do Brasil uma carga pejorativa e como concordo, prefiro A Presidente. Soa mais elegante.

Ótimo fim de semana!!
Bjs

Camila* disse...

È verdade. As duas maneiras estão corretas, mas eu prefiro PresidentA! rs
Bjos*
Bom finde**

Lili disse...

É sempre bom saber! rs

Adorei seu blog querida. Já estou seguindo porque quero voltar mais. ;)
Quando der dá uma passadinha pra conhecer meu mundo. Vou esperar sua visita! rs
Beijocas e bom final de semana!

Mila disse...

Já havia pesquisado isso tamb(curiosa)rs...e acho que soa melhor "A presidente"...
Bjs Flávia
Mila

Paula Li disse...

Oi Flavinha, também acho que soa melhor a presidente.
bjs

Sandrinha disse...

Flávia
Adorei a aula de portugues contida neste texto.
Mas prefiro falar a Presidenta.
Bjs!!

Evelyne V. Nami disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evelyne V. Nami disse...

Oi Flávia.

Eu prefiro a presidente, porque acho q soa estranho e errado (apesar de ñ ser) a presidenta.

Agora é esperar o q a Dilma vai preferir!

Super bjos

Coração disse...

Eu concordo com vc, Flávia.
Prefiro "presidente" mesmo sabendo que "presidenta" tb é correta. Acho que "presidenta" tem uma sonoridade estranha... =/



Bjokas!

disse...

E se ela tivesse marido??
Como é o masculino de Primeira Dama??

Gosto mais da forma "A Presidente"!!

Beijoss

♥ Erika Saab disse...

Flavia, minha amiga virtual, nossa campanha pela educação na blogsfera tá bombando, as meninas do Clube do Livro de Salvador, que é organizado pelo Luluzinha Camp (um grupo de bloguriras mulheres) levou o selinho para sua comunidade no facebook e está divulgando a idéia lá. Se tiver facebook dá uma olhada no grupo: http://www.facebook.com/Clubedolivrosalvador e aproveita e me add por lá rs.
Quanto o post, sempre fiquei com essa dúvida vendo a Dilma e a Marina falarem presidenta, eu prefiro a outra forma, ainda está me soando estranho, mas quem sabe não é a falta de costume de ouvirmos o termo por nunca termos tido uma mulher nesse cargo.

J@de disse...

Eu achava que estava errado, que presidenta era em espanhol, por isso a confusão... enfim, acho que vou preferir falar A presidente!! hehehe!!
Beijos!!

Flávia disse...

Reeeeee!!!!!

Boa pergunta!!!!!

Acho que ficaria PRIMEIRO DAMO!!!!! rsrsrsrs

Beijão!

• déia musso • disse...

Gostei muito do post,
e da busca antes de tomar conclusões amiga.

Se pelo menos metada do povo fizesse isso...teria menos equívocos, pra tudo nessa vida né?

Obrigada pelo carinho comigo, como sempre!

Vc recebeu meu e-mail flor?

bzinhos

Mamãe Deínha e Nenê ♥

Fernanda Caldas disse...

Fla, nem me fale dessa criatura... Não tem jeito de eu com a cara dela, mas fazer o que? Não tem um lugarzinho pra mim e a minha trupe aí, não? Bjos, Nanda / http://ararafashion.blogspot.com

disse...

Blog também é cultura, rsrs! Eu também prefiro presidente, paraexercer o cargo que a sra. Dilma vai ocupar tanto faz ser homem ou mulher, o que eu espero é que ela faça um bom governo, pois o Lula teve a sorte de governar o Brasil numa época economicamente boa. E não fique usando o seu poder apenas para nomear seus correligionários, que nomeie pessoas competentes, de preferência concursados. Bjinhos.

Luziane Lima disse...

Estava com essa dúvida de como falar,bem conveniente seu post.Vou querer falar presidenta!!Interessante a colocação de que chefa no Brasil ganhou um status pejorativo.Eu sempre gostei de chamar minhas coordenadoras de chefas kkk.E elas gostavam,achavam engraçado.

E se a Dilma fosse casada?seria primeiro-damo?rs

Bj,
Luzi

Daniel Savio disse...

No final das contas, ela vai ter muito trabalho a fazer pelo Brasil, fato...

Fiquem com Deus, Sergio Nogueira e Flávia Shiroma.
Um abraço.

Machado de Carlos disse...

Você arriscaria algum palpite?
Colocaria a mão no fogo?