31 de ago de 2010

Você se preocupa com a sua imagem?

Seja ela qual for, a imagem que as pessoas constróem a nosso respeito é o reflexo do que apresentamos (a forma como nos vestimos, nossa postura, humor, autocontrole, nível cultural, organização, higiêne, etc etc etc), principalmente no primeiro contato.

Imagina que você marcou um encontro com alguém que não conhece pessoalmente (normalmente esse tipo de encontro acontece com mais frequência no dito "mundo dos negócios"). Qual o conceito que você teria de, por exemplo, um homem que chegasse atrasado, suando, com a barba por fazer, sem cartão de visita e que atende ao celular a todo instante?

E qual o conceito que você teria de, na mesma situação, um homem que chegasse antes de você, impecavelmente arrumado, que se apresentasse com simpatia já lhe estendendo seu cartão de visita e que mantivesse seu celular no vibracall? Temos sim que nos preocupar com a imagem que passamos às pessoas, porém não somente no campo profissional.

Retornar ligações e e-mails no mesmo dia sempre foi de bom tom, caso não haja a possibilidade, desculpe-se e demonstre interesse pelo assunto do seu colega ou familiar, afinal, não se esqueça que você também já ligou para alguém e esse alguém não te atendeu nem retornou. Como você se sentiu?? Marketing pessoal também consiste em ferramentas ou estratégias que você mesmo pode desenvolver para aumentar e fidelizar contatos. Cuidar da sua imagem significa muito mais do que cuidar da boa aparência; significa ter como filosofia de vida a ética, o respeito ao próximo e manter em sua mente metas bem definidas. Assim, dificilmente provocará (pre) conceitos alheios relacionados à você.

Se preocupe SIM com o que as pessoas acham sobre você, procure perguntar a amigos mais íntimos o que eles veem em você como defeitos e qualidades, dê às pessoas a chance de serem sinceras com você sem intimidá-las (a não ser que sejam palavras que o ofendam). Aceite críticas e se fortaleça com elas. Faça autoanálises!

Se olhe no espelho e pense: "Eu confiaria em uma pessoa como eu?". Claro que todos temos defeitos, não é possível agradar a todos a nossa volta, porém a nossa parte deve ser feita. Vamos evitar gírias, cuidado com o tom de voz, não se imponha demais antes de ouvir e não se esconda atrás da sua timidez. Estude a etiqueta do celular (existem vários artigos na internet), cuidado com decotes, esmaltes coloridos em ambientes profissionais, gravatas com bichinhos, cabelos soltos, e muito mais coisas que nem tenho como relacionar tudo aqui.... você já deve saber. É só praticar.


Você e Paris Hilton
Vamos usar a socialite norteamericana Paris Hilton como exemplo. Sua beleza é incontestável.
Invejada e idolatrada por milhões de fãs, Paris é muito conhecida também pelo seu comportamento "alegre-demais" nas festas do mundo inteiro.
Cada um de nós construímos uma imagem de Paris Hilton e nenhum de nós a conhecemos pessoalmente. Isso significa que o conceito que temos dela é exatamente o que ela nos transfere com suas atitudes em público.
Por mais que ela seja uma pessoa bacana, humilde na sua maneira de ser, generosa, carinhosa, etc.... não é o que a mídia mostra; não são informações que chegam aos nossos olhos e ouvidos. Então, passamos a construir uma imagem baseada naquilo que chega a nós. Isso acontece com você também!

Mas, não se atente só à Paris.
Pense em você, em suas atitudes e o que elas despertam nas pessoas a sua volta.

27 comentários:

Greyce disse...

Adorei o texto, Flavia! bjos

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Concordo! Temos que buscar uma boa imagem com nossa atitudes e comportamento. Mas tb é muito chato quando te rotulam por alguma coisa. Vivem me chamando de brava, e impaciente. Faço de tudo pra melhorar (profissionalmente isso srrsr), mas não adianta, entra alguém novo e eles dizem...olha ela é brava hein! kkkk mas por mais que eu faça, sempre vão me ver assim! E olha que de brava mesmo não tenho nada!Só sou um pouco mais dura no trabalho, porque preciso ser!
Bjssss

Janaina Cassis disse...

Flávia
Amei o post, to batendo carteirinha aqui mais amo o que escreve então venho mesmo, rs!
Concordo com vc temos que nos preocupar com a imagem que passamos sobre nós sim!!!
Ainda mais depois de ter filhos a toda uma crediibilidade que temos que passar para que os pequenos não sintam nenhum tipo de rejeção social e isso me preocupa muitooooo, na semana passada tava pensando muito sobre isso e meu marido que tbém é meu melhor amigo ficou conversando comigo até tarde e me acalentou do meu momento deprê sobre o que pensam a meu respeito,rs, confesso que tenho um costume horrível o de chegar atrasada, nossa nunca vi faço de tudo pra conseguir chegar no horário mas sempre acontece algo que me impede de cumprir o horário combinado e isso me deixa muito mau de verdade... Até minha filha de 6 anos já reclamou a esse respeito, moro num condomínio de prédios e ela tem um amiguinho que vai pra mesma escola que ela, e de vez em sempre ela vai de carona com a mãe do amigo e ele e eu busco depois que saio da academia, mas as vezes falo pra ela que eu quero levar e ela sempre fala, "não mamãe senão eu chego atrasada", bom entendeu o drama?
Lendo seu post vi que tenho que me cuidar mais a esse respeito que isso com certeza está prejudicando e muito a imagem que passo as pessoas, então obrigadinha pela ajuda mesmo que involuntária.
Beijossssssssss Jana.

TATA... disse...

ui!!!

Post maravilhoso!!!

Tai a necessidade de buscarmos melhorar sempre... corrigir erros...
essa é uma busca diaria minha!!!

bjs

Flávia Shiroma disse...

Não não Jana, não é uma ajuda involuntária.
Um dos meus propósitos neste blog é acalmar corações, ajudar em certas reflexões, alertar e muitas outras coisinhas mais.
Como não sou dona da verdade, sempre espero muitos comentários que complementem meu raciocício. Pontos de vista de outras pessoas sempre me ajudarão a evoluir, por isso acho que meu blog ajuda nesta troca de informações.
Que bom que vc gosta daqui querida.
Volte sempre viu??
Tb amo seu blog! Bjs ;)

Aislin Alana disse...

Muito boa hein...
E pura verdade né flor, MAs infelizmente como estou passando por uma situaçao delicada por conta de falsas aparencias... devemos ter esse cuidado tbm.
Existem pessoas que tem o "dom" de ser falsa,, e transmitem e até acreditam nesssa falsidade. Uma pena...

Adoro aqui... e adorei a nova deco.

BjinsSSSS

Blog da Van disse...

Amei o post. As pessoas nos julgam pela aparência mesmo, e não sabem do conteúdo que temos. E é super engraçado porque existem pessoas que "disfarçam" bem, que aparentam ser uma coisa e na realidade é outra bem diferente.

Flávia Shiroma disse...

Sim, as pessoas nos julgam, mas muitas vezes damos motivos. Por isso citei a Paris.
Obrigada pelos comentários!! ;)

Lilian Britto disse...

Infelizmente somos julgados a todo momento, por muitas pessoas. Eu particularmente, não ligo muito p a opinião das outras pessoas não, faço o que gosto, uso as roupas q quero e sou sincera sempre, quando gosto falo e quando não gosto, falo tbem ^^
Sabe Flávia, cansei de ser simpática por obrigação, hoje, com quase 40 anos nas costas, deixei de me importar c a opinião alheia.
É claro q higiene e roupas adequadas ao lugar em q vc está são uma forma até de educação, coisa que aprendi bem cedo com meus pais. Acho que se vc tiver educação, já é meio caminho andado ;)
Beijos, boa semana =*

Meu blog: http://doceinsensatez.com/blog

♥ Erika Saab disse...

Verdade, imagem é algo que faz tanta diferença nas interações sociais que já pensei em me especializar nisso e trabalhar como consultora de imagem, depois que tive aulas de marketing pessoal, fiquei meio impressionada como aquilo que somos nem sempre é o que transmitimos para o mundo!

Cae Fernandes disse...

Adoro seus posts, Flávia! Eu ando num momento de reflexão a esse respeito, suas palavras são de grande ajuda!
Tem um selo prá você lá no meu blog...achei bem legal porque ajuda a divulgar nossos blogs, passe lá e participe, ok?
Bjooos
Cae

Cafofo da Fran disse...

Concordo contigo Flávia
Mtas vezes somos julgados pelas atitudes
Adorei o texto
Bjokas

Paula Li disse...

Eu me preocupo com minha imagem sim!!! Acho super importante passar a mensagem correta e vou dar um exemplo de uma amiga minha: ela é super gente boa, mas costuma falar com homens sobre sexo, faz brincadeiras e coisas do tipo. Na cabeça dela isto não é nada demais, mas para eles, ela esta dando mole e é "fácil", qualquer um que chegar pode se dar bem.
Para alguns passo a imagem de ser metida, mas isto se deve ao fato de ser mais contida é só conversar comigo 1 minuto para ver que não tem nada a ver.
Adorei, amiga
bjs

Ronaldo disse...

Oiiii

Hoje é o Blog Day,
veja la no meu blog, coloque o selo no seu também e indique (se quiser) alguns blogs interessantes

http://ronaldinho75.blogspot.com/2010/08/feliz-blog-day.html

bjsss

HEIDY MULHER QUE AMA disse...

Ola Flávia amiga,aqui estou eu novamente,seus textos são ótimos,impossível não responder.
Sou uma pessoas que cuido muito bem da minha aparência,já acordo me maquiando kkkkkk
Mesmo não trabalhando (só no lar)kkkkk,procuro estar sempre combinando cores do que visto,e até na padaria vou sempre arrumada,assim passei um bom exemplo para minhas 3 filhas.
Não sou muito de reparar nos outros,mas com certeza me incomoda que fiquem me reparando.
Mesmo vc sendo vaidosa,coerente nas vestimentas,sempre tem alguns que não gostam.
O pior mesmo é gente fedida.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjssssssssssssssssssssss
Logo eu volto emmmmmmmmmm!!!!!!!

Fernanda Caldas disse...

Fla, seu blog está ainda mais lindinho!!! Tenho tido pouco tempo pra passear nos blogs amigos... Adorei seus ultimos posts. Duvida: o filme que vc indicou ontem é a Garota de Ramem ou o Sabor de uma Paixão é apenas o nome em português? Estou louca pra assistir. Bjos, Nanda / http://ararafashion.blogspot.com

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Oi Flávia, como quase todos acho importante cuidarmos de nossa aparência para não darmos uma impressão errônea a nosso respeito, mas tb não podemos ser escravos das opiniões alheias, até mesmo porque às vezes o julgamento das pessoas tem outras formas de preconceito!
É preciso não perder nossa identidade por conta da aparência que pretendemos passar.
beijocas,
Mari.

Paula Li disse...

Li o post "o que importa é que estamos juntos" e cheguei ficar arrepiada! Quando estava para abrir a casa de lanches, muitos imprevistos aconteceram e meu marido ouviu na rua a seguinte frase em forma de música "já deu tudo certo". Ele passou a repetir sem parar tentando me dar ânimo e me consolar, pois as vezes não aguentava a pressão e desabava.
Esta frase foi marcante para mim e tenho certeza que contribuiu para que tudo desse certo e continuar dando
Vi que o post não teve comentários, por que não faz uma re-edição? Agora vai bombar!!!
Bjs, obrigada pela força

Tati Pastorello disse...

Oi Flávia, isso é uma preocupação constante minha. Sou muito reflexiva sobre estes aspectos. Tenho a sorte de contar com meu marido e uma grande amiga para me mostrar o "espelho" de vez em quando.
Adorei o texto!
Vim, na verdade, para agradecer o voto na foto do meu filhote, lá no tecendo ideias. Gostei tanto do blog que estou te seguindo!
Um beijo.

dctorxix disse...

É dificil mesmo agradar o mundo, a sociedade e as pessoas de um modo geral......

abraços

poeta bandido

Live from Germany disse...

Menina, sabe que esse é um tema que eu tenho pensado muito!
Passei por uns "mau-bocados", com muita fofoca, falsidade e intrigas. Quando tudo calmou-se, cheguei finalmente à conclusao que teria economizado metade do tempo perdido, se tivesse trabalhado melhor a minha imagem. Acho que às vezes passo as pessoas uma imagem errada daquilo que realmente sou. è quase um item que poderia entrar na minha listinha...
Interessantérrima suas reflexoes, amei!

Toque de Elegância disse...

Oi Flávia querida..adorei o post e concordo!! Infelizmente nao conseguimos agradar a todos, mas o importante eh preservar nossos valores internos e ser uma pessoa de alma boa. O corpo fala e os olhos tbm..entao eh muito importante manter atitudes positivas que possam contagiar as pessoas. Eu sinceramente ja fui uma pessoa de me preocupar com o que os outros pensam de mim..ai com o passar do tempo descobri que o mais importante nao eh exatamente tentar agradar a todos e sim procurar ser uma pessoa melhor a cada dia!! Tenha uma otima noite..bjs Giovana.

http://toquedeelegancia.blogspot.com/

Economia Doméstica e Requinte com Ana Paula disse...

Adorei o post...
Todo nosso corpo fala de alguma maneira.
Ps Como faz o que?? vc deixou esse recadinho mais não entendi rsrsrs, sou loira amiga rsrs
Bjs

Ronaldo disse...

entendi querida.

farei isso então no final de semana ok?

ah, se aparecer alguem pedindo autorização no twitter, sou eu, não se assuste, ehehehehe

e nem vou falar do orkut, pois li que quer deletar uma penca de pessoas.....

bjssss

Ariadne disse...

Eu concordo!Assino por baixo.
Bjs!

Cris: Diário ON Line disse...

OH minha amiga linda.... obrigada por sua força viu...saiba que mesmo distanta faz a diferença, que pessoas especiais como você estão sendo essenciais pra mim, e que é em vocês que consigo aquilo que mais preciso no momento, carinho e compreensão.... o que vc sempre fez por mim..... Obrigada Flá, vc é muito muito especial e vou aguardar ansiosamente sua vinda ao Brasil ainda mais na cidade ao lado da que moro ....e vamos nos visitar e conversar de tudo pessoalmente e rir muito se Deus quiser. Sera um imenso prazer ve la pessoalmente..... assim como foi poder bater na porta do seu blog e vc ter aberto com esses braços tão amigos. Mais uma vez obrigada,e eu vou pegar o selinho viu, ainda nem vi mas ja ja eu olho e pego com mta alegria de ter ganhado de ti. Beijo pra vc minha amiga, e linda semana!!!!! Bj Flá!

Eli disse...

Obrigada pelo puxão de orelha!rs. Não q me ache relaxada, mas em não pensar em quem pode estar me vendo! As vezes qdo de repente me olho no espelho até mesmo eu me assusto.
Gostei do post!!!
Ah, obrigada pelo selinho, passo depois p pegar!
Obs. fuçando mais o seu blog, descobri(só agora) o seu programa na radionikkey! Qq hr passo la no chat e p ouvir vcs!
Bjos