10 de ago de 2010

O Livro do Brigadeiro

Esta semana ouvi falar sobre um livro chamado "O livro do Brigadeiro" e como sou viciada em chocolate, resolvi ir atrás e saber melhor sobre essa obra. Portanto, ele será o tema para o meu "Em Busca Pelo Desconhecido" de hoje.

Este doce clássico que faz qualquer mulher salivar e crescer os olhos acabou virando objeto de estudo da chef-pâtissière Juliana Motter, que fez sua primeira panela de brigadeiro aos 6 anos de idade.



Ao pesquisar sobre esta iguaria, Juliana não encontrou nenhuma literatura específica, então resolveu ensinar as receitas que fazem tanto sucesso em sua loja Maria Brigadeiro e dar todas as dicas importantes para que nós, pobres mortais, consigamos fazer deliciosos doces e bolos. O livro mostra como fazer tanto o brigadeiro tradicional como outras sobremesas que utilizam este doce genuinamente brasileiro.

Loja: Maria Brigadeiro
Na loja Maria Brigadeiro podemos degustar mais de 40 receitas sofisticadas.
Os clientes são recebidos com hora marcada no bairro de Pinheiros (São Paulo).


Leia uma das suas dicas:
"A base de um bom brigadeiro é leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Para cobertura, entretanto, nada de granulado. O granulado é feito com gordura hidrogenada, condena o brigadeiro a ser uma iguaria de criança. É melhor confeitar o doce com as raspas do mesmo chocolate usado na receita.”


Bolo brigadeiro - Receita de quem entende!
Esta é uma das receitas do livro

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes da cobertura
:2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
raspas de chocolate (para confeitar)
1 lata de creme de leite

Modo de fazer
Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.



Outra loja que sonho conhecer: Brigaderia - conheça o site clicando AQUI e o blog clicando AQUI
  

15 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

OOOOOOO perdição que é isso!
Brigadeiro!!!
Achei muito generoso da autora compartilhar seus segredos. Algo tão bonito e delicioso como um bom brigadeiro.

Dá uma de "Julie e Julia", experimenta todas as receitas e me contrata como provador oficial rs.

bjs e bom feriadão pra vc e maridão

Flávia Shiroma disse...

Pode deixar!! rsrs... que prazer recebê-lo aqui novamente Alexandre. Seja muito bem vindo (de novo)! rs...
Bjs
:)

Babi Zuza disse...

Me deu água na boca só de ler o título do post.. ai quando vi as fotos então!! Eu sou APAIXONADA por brigadeiro.. amo mesmo!! Eu gosto de fazer tb... ai sento no sofá com a panela no colo kkkk.... Este livro deve ser tudo de bom!!! Depois vou tentar fazer esta receita...

B-jinhos
Babi Zuza
www.babizuza.blogspot.com
@babi_zuza

Vanessa Sagossi disse...

Oi, Flávia!
Nossa! Há quanto tempo você está no Japão?
Quanto ao brigadeiro, só uma palavra: AMO!
Rsrsr... Quem não gosta, né?
Vou pegar essa receita aqui para aproveitar no final de semana!
Beijos,
Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Fabiana disse...

Olá Flávia,
HOje, vi no post da Pri o seu blog, e o titulo me deixou muito curiosa....
vim conhecer, e gostei!
alias, encontrar essa maravilhas logo de cara, para eu, que sou chocólatra assumida, é covardia..kkkkk
beijos

Lay Mota disse...

Oi querida, estou de volta, pc quebrado ja viu né
rsrsrs, adorei a receita vou tentar fazer pra meu marido ele adora chocolates, enquanto eu adeio chocolates de qualquer tipo, pode mim chamar de louca nao ligo nao rsrsr
beeijos
tenha uma otima semana

TATA... disse...

Oie, vim conhecer teu cantinho... lindo... amei...
realmente a gente tem coisas em comum...
amei a parabola sobre o amor!!!

tb sou doente por chocolate... e tem um problema, não consigo comer um bombom so... um brigadeiro so... é o meu pecado....

estou linkando vc assim te vejo sempre!!!

bjs

Paula Li disse...

Também sou do time que adoooora chocolate e brigadeiro então nem se fala!
Também adoro livro e revistas de culinária e como tenho uma casa de lanches, qualquer dia desses vou testar essa receita.
Fiquei curiosa para ler o livro e aprender os segredos de uma chef, com certeza vai enriquecer o meu trabalho.
Bjs, querida.

Paula Li disse...

Vou aceitar a sua ajuda para dar um up no meu blog. Vou passar a senha para o mesmo e-mail que mandei a foto. Fique a vontade para fazer as alterações que achar necessária. Confio plenamente no seu bom gosto!!!
Obrigada por tudo.

Greyce disse...

Ai - MEU- DEUS !!!! Ah Flavia, assim vc acaba com minha dieta!!! rsrsrs Adorei a visita e a dica la no blog. beijinhos

Manias de Benetti disse...

Ah! To banado aqui! rsrs
Brigadeiro é tudod e bom!
Valeu pela dica do livro!

Boa semana
;*

Marina

Nutri Bobagens disse...

Que FANTASSSSSSSTIIIIICOOOO, adorei esse post, por coincidencia to naqueles dias de tpm e hj a tarde fiz brigadeiro, me afoguei rs
Pena nao ter essa loja no Rio.

MEP disse...

Oi Flá adorei o cometário que você deichou pena que dormice no meio do filme.
Beijinho
MEP

YVONNE disse...

QUERIDA! FLAVIA
EU ENTREI NO BLOG DA MINHA FILHA..EVELLYN MELISSA..PRA DEIXAR UM RECADINHO E VI SEU
COMENTÁRIO..NOSSA COMO VC É UMA GRACINHA
UM DOCE DE MENINA..EU TBÉM TENHO BLOG SÓ
QUE Ñ POSTEI NADA NELE..ANDO ,MAIS NO ORKUT
OLHA AMEI VC E SE VC TIVER ORKUT ME PROCURE
OU POR e-mail...ibbarduchi@hotmail..VOU AMA
TER SUA AMIZADE TBÉM..MUITA LUZ E BJOS! NO
SEU CORAÇÃO E OBRIGADA!..POR SER ASSIM..UMA
BÊNÇÃO..LINDA POR FORA E BELÍSSIMA POR DENTRO.
BJOS!..YVONNE BARDUCHI

YVONNE disse...

e-mail.. ibbarduchi@hotmail.com