30 de ago de 2010

A Garota do Lamen




Confesso que demorei algumas semanas para decidir assistir a este filme, pois o julguei pela capa. O título não é atrativo para mim e a imagem da atriz loira com o salto ao lado dela me fez imaginar tratar-se de um filme fraco, estilo "As Patricinhas de Beverly Hills".

Eis que pesquisando filmes na net, descobri que o título original deste filme é THE RAMEN GIRL ou A GAROTA DO LAMEN.
Como o lamen é um prato típico japonês, fiquei curiosa em saber qual a relação da loira com o lamen, e não me decepcionei. Isso serviu de lição para eu não julgar mais nada pela capa. Eu nem havia me dado ao trabalho de ler a sinopse!

O filme conta a história de uma garota americana (Abby) que desembarca no Japão pela primeira vez para morar com seu namorado. Após alguns dias os dois se separam e ela decide permanecer no Japão para aprender a fazer Lamen. Abby se encanta tanto com essa idéia e com o seu objetivo de abrir um restaurante japonês nos EUA que nos dá uma verdadeira lição de PACIÊNCIA, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO E AMOR.

Assim como Abby, não domino o idioma japonês e pago um preço por isso.
Para vocês terem uma idéia, eu e o meu atual chefe (se é que posso chamar aquilo de chefe) nos comunicamos exatamente como Abby faz no filme: metade com palavras e a outra metade com gestos! Claro que existem exceções, mas a maioria dos chefes ou professores daqui são super exigentes quanto à DISCIPLINA, OBEDIÊNCIA E ORGANIZAÇÃO. Se você mora, já morou ou ama o Japão mesmo sem nunca ter vindo pra cá, assista.


O filme foi gravado no Japão, por isso me apaixonei e com certeza assistirei mais vezes para matar a saudade daqui quando eu voltar para o Brasil. Durante o filme podemos ver os restaurantes, o Museu do Lamen na cidade de Yokohama, as ruas, os alunos com seus uniformes impecáveis indo a pé para a escola, as festas de rua, etc...


Antes de postar este filme no blog, descobri que a atriz Brittany Murphy que interpreta Abby faleceu recentemente e extraí esta informação do Wikipedia:

Às 8:00 do dia 20 de dezembro de 2009, o Departamento de Bombeiros de Los Angeles respondeu a uma chamada na residência de Brittany e Monjack. A atriz foi encontrada inconsciente no chuveiro pela mãe. Segundo a mãe Brittany passou o dia inteiro dentro de seu quarto, a toda hora no banheiro/casa de banho vomitando e desmaiando, disse também que Brittany estava se achando mais magra do que queria ser. A causa de sua morte foi pneumonia, anemia por deficiência de ferro.
Em 23 de Maio de 2010, cinco meses depois de Brittany falecer, o seu marido, Simon Monjack, foi encontrado morto em casa, em Los Angeles, aparentemente por causas naturais.

15 comentários:

Paula Li disse...

Também não assisti a este filme e como sabia que a atriz havia morrido recentemente, havia ficado um pouco curiosa, agora com sua dica com certeza foi alugar.
Todas as vezes que vejo um jovem astro americano morrer me pergunto que indústria é esta que ceifa vidas tão jovens e tão talentosas.
Ainda não me conformo com a morte do Heath Ledger, ele era um ótimo ator e no seu penúltimo filme (Batman, cavaleiro das trevas, a sua interpretação do coringa faz valer o filme).
O que leva alguém jovem, rico, talentoso e no auge da fama desistir de viver!?
Isto dá um novo post.
Bjs

Nanda disse...

Nunca ouvi falar... essa atriz é aquela do filme Delirios de Consumo de .....?

Beijos!!

Wal Marques disse...

Adorava os filmes dela....era uma exelente atriz,sabia que tinha falecido e feito um filme recente,só não sabia qual era,que legal que você postou!Com certeza vou procurar!!

bjs!!!!!!!!!

Luly disse...

Simplismente amei!
alem de gostar todos os filmes dela...
e na minha adolescencia amei as "Patricinhas", outros trabalhos dela me encantaram e me fizeram rir mtooo!
esse filme ,nunca asisti,agora vc me deixou suuuper curiosa...
amo estilo oriental,amo comida oriental e com certeza vou amar esse filme!
E uma pena ela ter falescido tao jovem,mas isto tudo aki,nao è o fim...
besos.

Greyce disse...

Eu gostava demais dessa atriz, mas esse filme eu nao assisti. Adorei a dica! bjos

Blog Sozinha ou Acompanhada disse...

Flávia querida... que blog mais bacana!!!! Adorei e já estou te seguindo tb!!!!hahahaha.
Qto ao filme fiquei curiosíssima e com certeza vou sim assistir!
Aliás adorei mesmo suas fotos, que votei e agora vc pode votar nas minhas!
beijocas,
Mari.

Cae Fernandes disse...

Então esse foi o último filme dela...
Olha Flávia, como você eu também não pegaria esse filme pela capa, rsrrs.
Mas pelo que vc falou deve ser muito bacana...vou procurar já! Depois te conto, ok?
Beijinhos
Cae

Janaina Cassis disse...

Nossa não sabia que ela havia morrido, ela era excelente atriz, e esse filme ainda não assisti mas com certeza absoluta será o proximo que irei locar, beijossssssssss e excelente semana, Jana.

Pri Kiguti disse...

Hahaha!
Eu escolheria o filme pela capa sim, rs...
Vi um kimono ou qualquer outra coisa que me faz pensar em Japão, eu quero! Rs...
Ai, o ruim são essas traduções dos títulos!
O original chamaria mais atenção...
E o ator japonês que faz o dono do lamenYa é super famoso aqui, não sei o nome dele, mas o vejo sempre na TV!
Adorei a dica... Assistirei, com certeza!
Beijokas!

gigi disse...

ola Flavia puxa amiga que coincidencia!!!!! sabe que eu assisti esse filme semana passada na sexta feira ,por indicacao de uma amiga e achei muito interessante ,so achei que o filme curto ,achei que poderia ter mais conteudo,mas enfim fiquei encantada e indiquei para varias pessoas.e eu nao sabia que a atriz tinha falecido ,tao jovem ainda acho que me lembro de ter visto na televisao uma reportagem a respeito ,mas nao sabia que era essa atriz .morte muito estranha ne.....mas a respeito da comunicacao olha eu tive que aprender japones na marra quando cheguei no japao na fabrica so tinha japoneses e pessoas de outras nacionalidades entao eu tive que aprender a falar ou ficava doida ,mas foi uma experiencia boa aproveitei para aprender ingles tambem com um canadense que trabalhava junto foi um tempo muito bom eu me diverti muiiito e aprendi muito sobre a cultura .

Miss Yang disse...

pois bem, como coincidências não existem, vamos lá!
o Neni baixou esse filme com o título original, The Lamen girl, e confesso que ao ver o título torci o nariz achando que era algo estilo Deby e Loid.
Começamos a ver, isso no yasssumi ainda, e logo de início minha percepção foi mudando.
É meio louco ver coisas produzidas por "gaijins" sobre o Japão, tenho a necessidade de devorar cada milímetro da imagem, de reconhecer ruas, comidas, objetos e roupas da moda, aho muito tri.
Gostei muito do filme, mais ainda do carinha ter ido atrás della nos states... adooooro um melodraminha doce....
já sabia da morte da atriz, mas pensava ser justamente a atriz do patricinhas de bervelly h. Só depois do filme que vi que era essa atriz. Tu viu que recentemente o marido dela tbm morreu da mesma causa? 6 meses depois dela... disseram que é uma bacteria do mofo que havia nas paredes da casa deles. eu hein...

Flávia Shiroma disse...

Sééério???? Bactérias???
Muuuito estranho.... para mim foram as drogas, mas enfim.

Flávia Shiroma disse...

Gigiiiiiiiiiiiiiii
Menina, amei seus comentários viu????
Amei sua visitinha por aqui e volte sempre!!! Bjs

A Little bit of everything disse...

Amei esse filme. Eu sempre recomendo para algumas pessoas que ainda nao teve a oportunidade de vir pra ca.
Quando soube q ela havia partido, fiquei triste, mas fazer o que ne?
Bjss e amei o post.

Jopz_B1B disse...

Assisti recentemente, mais um daqueles filmes de mestre durão e discípulo obstinado, mas mesmo assim me diverti.

JOPZ