14 de jun de 2010

Mércia Nakashima

Jovem, cheia de sonhos, de vida, saúde e descendente de japoneses como eu, foi impossível não me identificar e lamentar.

Não só o Brasil, mas todos os países do mundo receberam a notícia da morte trágica da advogada Mércia Nakashima através de inúmeros sites e dos milhares de brasileiros espalhados por onde sopram os quatro ventos. Impossível não se sensibilizar. Mércia, jovem como eu, cheia de sonhos, de vida e saúde. O fato dela ser descendente de japoneses aumentou a minha sensibilidade e, em meio a tantos crimes no Brasil que acompanhamos pelos canais brasileiros, este foi o que mais me tocou, foi impossível conter a emoção. Me coloquei no lugar daquela moça, pois também sou descendente e cheguei a pensar que o que aconteceu com ela, poderia acontecer com qualquer outra pessoa, inclusive comigo. Não sei explicar muito bem o que senti. Foi como se fosse alguém da minha própria família....
Meu marido tem a impressão de ter trabalhado junto com o pai da Mércia na montadora Suzuki aqui no Japão, mas isso já tem anos... o sr. Makoto. Imagino como esse pobre homem está sofrendo. Toda essa possível proximidade conosco fez aumentar ainda mais a nossa compaixão pela família. Não posso dar certeza absoluta, mas parece que o sr. Makoto trabalhou muito aqui para pagar a faculdade dos filhos. Espero que um dos seus familiares, um dia, possa ler essa "carta" (não posso chamar o que escrevi de postagem simplesmente) e confirmar ou não estas informações. O sofrimento da mãe, do irmão ajoelhado em frente ao corpo dela...... jamais esquecerei.

Mércia, a lei e a justiça dos homens pode falhar, mas a justiça divina é certa. Descanse em paz.
(em respeito à dor da família, o vídeo sobre uma reportagem de tv foi removido)

Nota: Hoje recebi um comentário do nosso amigo e blogueiro Alexandre do LOST IN JAPAN com um link de alerta sobre como ainda existem pessoas que tem a coragem de usar a tragédia alheia para autopromoção ou sei lá o quê. Surreal! Obrigada Alexandre.

10 comentários:

Franciele Oliveira (Fran) disse...

Realmente lastimável Flávia!
triste ver pessoas boas morrendo enquanto tem tanta gente ruim solta por aí!

Beijos

Herika disse...

Como você escreveu, impossível não se sensibilizar. Recentemente perdi uma pessoa muito querida e essa notícia me doeu mais do que eu poderia imaginar.
Que ela descanse em paz.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Olha, nem preciso dizer o que senti, pq seu post já descreveu o sentimento que tivemos com relação ao caso Mércia.

Mas uma coisa me indignou muito e até comentei no meu blog
http://mauj77.blogspot.com/2010/06/fatalidade-para-uns-dinheiro-para.html

Não postei o link como forma de jabá, mas sim sobre uma coisa q até agora não me desceu pela garganta.... gente que se aproveita de uma tragédia pra faturar...
A pequenez do ser humano muitas vezes me assusta e causa repulsa!
aff

Ju Santos - Fotógrafa disse...

Oi Flávia, cheguei aqui no blog, para dizer o qt achei vc linda e quão fofa foram suas palavras comigo. Adoro saber que tem gente que gosta do meu trabalho, adoro ficar amiga e trocar figurinhas ..kkkkkk E me sensibilizo, com vc, na matéria escrita acima. BeiJUs.

fatima freitas disse...

Flávia o seu clamor chega a Deus como mais um pedido de justiça, com certeza. Depoimentos como os seus são precisos em nosso País, quando tantos pais construiram o melhor para os seus filhos, indo destinar-se para longe.
Deus os recompensará por essa manifestação de amizade e dor pela passagem dos Nakashima.Felicidades!

Yáskara Bodeguinha disse...

que coisa morbida essa filmagem, desnecessária ngn merece tem esse momento filmado. ultrapassou qqr limite.
eu sinto muito por ela a gnt tá cada vez mais inseguro...e mais desacreditado

ps: as cantoras do meu mixpod tem cibelle, billie hollyday, céu, roberta sá, todas são ótimas, mas nao sei exatamente qual vc ouviu.

um beijo

Marô disse...

Eu sou daquelas que ainda fico chocada com essas coisas...
Tem os que não se chocam mais.
No words!
Beijo no ♥

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Flávia. Obrigado pela visita. Vc viu, eu tô indignado até hj. como alguém pode pensar em lucrar com tamanha fatalidade, tristeza de uma família? Essas coisas ME ENOJAM!
Não precisa nem perguntar. Meu blog é seu, esteja SEMPRE a vontade, pode postar sim o link. Quem sabe mais gente fique sabendo do tal vidente e tome atitudes! Porque coisas assim não pode continuar.
Obrigado!

Flávia Shiroma disse...

Olá Yáskara! Também concordo com a morbidez da filmagem, porém, muitas vezes a sociedade precisa de cenas chocantes para acordar. E o pior é que muitas vezes, também, ninguém acorda. Isso é triste.

Artesanato feito a mão disse...

olá...adorei seu blog....passa lá no meu blog e vai em seguidores....evellynmiola.blogspot.com bjuxxxxxxxxx