20 de abr de 2010

Minhas primeiras impressões me enganaram


Pode ser TPM ou não, mas hoje estou revoltada com certas coisas que vi nestas duas últimas semanas. Quanta hipocrisia!! Tudo começou na semana retrasada quando percebi que uma moça só falava em Deus, na Bíblia, na "sua" igreja e nos seus compromissos religiosos. Toda essa devoção me fez pensar imediatamente que poderia ser uma boa amiga para mim, já que preciso mesmo de boas amizades. De mansinho fui me aproximando e, quanto mais perto dela permanecia, mais contato tinha com suas amigas.

E para a minha decepção ouvi uma delas cochichando falando mal de uma garota que acabara de sair de onde estávamos. Pasmei!!! Não acreditei naquilo e resolvi deletar da minha memória. Ainda tinha esperanças de que aquelas pessoas fossem do bem (de verdade). Até que na semana seguinte ouvi outros comentários e outros e outros...., observei certas atitudes que reprovo (não posso escrever aqui para não comprometer ninguém) e decidi desisitir de investir nessas pessoas.

Não tenho nada contra religião nenhuma, até porque não estou mencionando aqui qual é a religião dessas pessoas. Isso não importa. O que estou querendo dizer é que não podemos nos iludir com algumas pessoas que andam com a Bíblia debaixo dos braços, pensando que são pessoas puras, de bom coração, totalmente bem intencionadas e altruístas. As pessoas as quais me referi hoje lêem a Bíblia todos os dias, cantarolam músicas religiosas enquanto fazem alguma coisa, marcam encontros nos finais de semana para estudos bíblicos, etc.... mas no seu dia-a-dia cometem erros muito feios.

Me enganei. Por alguns dias cheguei realmente a pensar que seriam pessoas nas quais poderia confiar de verdade e me permitir ser amiga. Mas que garantias eu tenho de que não falarão mal de mim quando eu sair? Que garantias eu tenho de que uma pequena falha da minha parte, por mais boba que seja, não venha a ser motivo de discussão? Afinal, sou uma pessoa que não suporta olhares tortos.

Claaaro que exceções existem, muitas pessoas extremamente religiosas são boas sim!! São pessoas de bom coração!! Mas, no caso de hoje estou escrevendo sobre o meu engano com relação à algumas pessoas específicas. Elas nem imaginam que eu estava me aproximando. Eu queria que tudo fosse natural, que nascesse uma amizade da forma mais natural possível, por isso, da mesma forma que as observei no início para me tornar amiga delas, hoje uso a mesma sutileza para me retirar de cena.

Lição: Devemos escolher nossas amizades conhecendo o coração e a índole das pessoas e não a quantidade de Bíblias que elas carregam ou contando quantas vezes vão à igreja.

Você tem algo a comentar?

10 comentários:

Nel disse...

Eu sei bem o que é isso.
Sou evangélica e tbm sei q em outras religiões ou grupos sociais têm dessas coisas... Infelizmente a gnt se decepciona com as pessoas e essas que tentam se econder em aguma coisa, são as piores.
Ainda bem que vc viu isso a tempo!
Mas se quiser amiga virtual, eu tô aqui.
;)
Beeijos

Mileine disse...

OOII!!Tb vejo muito disso.E pessoas q vivem sorrindo na igreja e brigando em casa?Que não são gentis com ninguém "do mundo"?E q se acham melhores q todo mundo depois de 1 mês indo a missa ou culto?Chato,né?Mas talvez elas estejam tentando melhorar e pelo menos já deram o primeiro passo...BJSSS

Flávia disse...

Nel e Mileine, obrigada pelos seus comentários. São as opiniões de vocês e de todos que passam por aqui que dão vida à este blog. Nel, respondendo ao seu recadinho, claaaro que quero ser sua amiga virtual. Aliás, já sou né?? rsrs.... Mileine, é verdade, talvez muitas dessas pessoas estejam tentando mudar e deram o primeiro passo indo à igreja. Já é alguma coisa né? Beijos!!

PRI disse...

Essas pessoas são as que mais me entristecem! E isso acontece diariamente!
Lamentável!
=/

Fazendo Diferente disse...

Olha, Flávia: Precisamos nos acostumar com as pessoas das quais convivemos. Ninguém é perfeito. Ao passo que você constroí uma profunda amizade, se prepare para enfrentar possivelmente uma decepção no futuro. Veja o que a Bíblia diz:"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" - Jeremias 17:9.
Confie desconfiando.
Você é bem agradável. Vou te seguir.
Abraços!

Flávia disse...

Ola Fazendo Diferente!
Sábias palavras da Bíblia.
Voce tambem tem razao meu querido.
Obrigada por comentar aqui.
Forte abraço.

Cléo disse...

oi minha querida!eh muito triste saber que pessoas se escondem atras da biblia,da sua crença,pra mostrarem uma santidade que nw existe,e com isso denigrem a imagem de uma religião que tem seu lado bom,positivo,saudavel e verdadeiro!eh lastimavel tamanha hipocrisia,mesmo pq Deus nw faz acepção de pessoas!ele nos criou..e todo criador ama sua criação!Deus abmina o pecado,mas ama o pecador!as pessoas tem ke ser menos religiosas e mais amorosas!o amor eh a base de tudo....beijos

Flávia disse...

Cleo, muito lindo o seu comentário! Gostei da parte em que diz: Deus abomina o pecado, mas ama os pecadores.
Adoro seus comentários!!!!! Beijos

Miss Yang disse...

Isso já tá virando lugar comum, mas é impossível não dizer novamente, também já passei por isso!!

e aí, quando vamos nos ver?

♥ Erika Saab disse...

Esse post tem muito a ver com o momento que estou vivendo, estava frequentando uma igreja e me decepcionei muito com as atitudes das pessoas que eu observava, como você, meio que de longe, com uma aproximação sutil, depois vi que pessoas da mesma religião, mas frequentadoras de outras igrejas, agiam da mesma forma e andaram aprontando feio com alguém muito próximo. Foi a gota d'água! Desisti de me aproximar destas pessoas e também da religião. Nunca vi tantas pessoas invejosas juntas, falsas, julgadoras e preconceituosas, que se escondem atrás das palavras da Bíblia para justificar suas atitudes incoerentes e praticar atos indignos de alguém que se diz espiritualizados.