24 de mar de 2010

As aparências enganam - LOST

Um dos pontos fortes do seriado LOST é mostrar que as aparências enganam e que nem todos somos livres de um passado que queremos esquecer.


Na semana passada comecei a assistir a primeira temporada de LOST, um seriado que conta a história de 47 sobreviventes da queda de um avião numa ilha, e o que me chamou muito a atenção foi perceber, através da história, que cada uma das pessoas perdidas na ilha tem um passado ruim, fizeram algo que as perturba e que as faz sentir vergonha ou pessoas que foram vítimas da maldade alheia.

Todos os sobreviventes naquela ilha misteriosa guardam segredos em suas vidas que jamais revelariam a ninguém, porém a ilha provoca situações para que, com o tempo, todos os segredos, crimes cometidos e sentimentos guardados venham à tona. É como se fossem pessoas escolhidas pelo destino, designadas a permanecerem juntas aprendendo lições de vida e valores.

Analogia com a vida real

Conhecendo melhor a vida de cada personagem, acabei fazendo uma comparação com a vida real: acredito sim que todas as pessoas que conhecemos ou que simplesmente passaram despercebidas por nós podem sim ter um segredo guardado ou fizeram algo do qual se arrependem ou se envergonham. Você esbarra ou conhece uma pessoa na rua e não faz idéia do que ela é ou foi capaz de fazer, pensar ou desejar.

Semblantes serenos, olhos azuis angelicais, voz doce, corpo escultural podem despistar a nossa percepção real sobre alguém que acabamos de conhecer. Talvez, por existir tantos lobos com pele de cordeiro é que o mundo esteja cheio de crimes entre casais e colegas. As pessoas vão muito pela primeira impressão e se deixam levar pelas aparências. A ilha desse seriado é um local onde as pessoas não tem como fugir, elas se revelam cada vez mais e, a cada capítulo, nos convencemos de que o ser humano é capaz de tudo e que ninguém possui uma placa na testa. São pessoas que você, à primeira vista, jamais desconfiaria de alguma coisa.

Milhares de pessoas se conhecem e se envolvem todos os dias em todos os lugares do mundo e poucas têm a chance de saber realmente sobre o passado negro de quem está se relacionando. Muitas vezes isso é descoberto depois de muito tempo e a primeira reação é a de espanto. Então, passei a refletir sobre o cuidado que devemos ter ao iniciarmos um novo relacionamento seja ele profissional ou pessoal, precisamos trabalhar mais a nossa percepção e cautela. As aparências enganam.


Leia também:
Rótulo é para embalagens
Você se preocupa com a sua imagem?

4 comentários:

Makeup Town disse...

Oi Querida...
Obrigada pelo comentário do video...
Sempre que vc tiver dicas pra mim pode passar , afinal vc é profissional nisso!!!
Beijos

Cléo disse...

ola Flavia!muito interessante sua materia sobre as aparencias enganam!realmente existem pessoas que tem um passado meio duvidoso,mas que caiu na real e tenta mudar sua vida,e fazer tudo diferente ,e assim como todos tem o direito de uma nova chance!achoque nw eh justo ela carregar o peso desse passado a vida toda,principalmente qndo ela quer esquecer,e recomeçar de maneira diferente!mas conheço muita gente que vive uma situação pior!são pessoas que tentam passar uma imagem que nw tem nada haver com a verdade,querem passar o que nw são,o que acho uma hipocrisia!mas pra ser sincera,eu acho que o ser humano prefere viver de aparencias,do que de transparencia!essa eh a minha luta,ser o que sou,doa a quem doer,nw vou usar uma mascara pra poder me dar bem,pra ganhar amigos!nw vou tentar passar o que nw sou!com isso desperto simpatia em uns,antipatia em outros,mas eh bem melhor que viver de aparencias!como dizia o Mestre Jesus...aquele que nw tem pecado,atira a primeira pedra!ele era o unico ali que nw tinha pecado,nem por isso atirou a pedra!beijos minha querida.[acho que isso foi mais um desabafo...rs]

Kilza Miranda disse...

Ei Flávia, estamos com promoção no [Dicas de Nutrição], participe e concorra a um Green Life!!

Boa semana!

Renata Keli disse...

Oi flor
Vc assistiu toda a série?
Eu devo ter parado na 5ª temporada...ainda terminarei...rs

Excelente analogia!! É o que minha vó sempre diz: "Ninguém traz estampado no rosto seu caráter".

bjs