28 de fev de 2010

Mulher elegante

Ser elegante é muito mais do que ser educada.


Elegância: graça, distinção nas formas, nas maneiras, nos trajes: elegância de porte, de vestes; apresentar-se com elegância. Arte de escolher as palavras: falar, escrever com elegância; elegância de estilo.

Ser elegante não tem nada a ver com status ou riqueza. Você não precisa vestir roupas de marca, usar o perfume mais caro da loja ou arrebatar sua carteira de dinheiro para ser elegante. Se as pessoas soubessem como é simples ser elegante... veja algumas dicas que costumo pôr em prática:

Não fale alto. Tente descobrir qual é o seu melhor tom. Não force um modo de falar que não seja seu para tentar ser elegante. A naturalidade também faz parte da mulher elegante. Uma mulher super simpática, espevitada e enérgica não combina com um tom muito baixo por exemplo, ficaria artificial. Procure falar com suavidade, não atropele as frases das pessoas interrompendo-as constantemente em uma conversa, não dê gargalhadas altas daquelas de se jogar para trás (a não ser que esteja rodeada de amigos íntimos e familiares num ambiente bem descontraído). Não fale muito perto das pessoas, tem muita gente que não se sente a vontade; também não fale pegando ou colocando as mãos nas pernas ou nos ombros de alguém. Segure um copo, mexa nos cabelos, pegue o celular, mas não fique pegando a sua companhia.

Cuidado com as roupas que usa. Saiba que podemos ser somente sensuais e não sexuais. A linha que separa o "estar sensual e atraente" do "estar vulgar e atraente" é tênue demais! Se colocar uma saia muito curta, não use decotes; se usar decotes muito ousados, evite mostrar as pernas. Seu bom senso ou a opinião de uma amiga exigente poderão ser bons aliados na hora de escolher seu figurino. Procure saber que tipo de traje determinado evento solicita, caso não conheça algum termo como "traje esporte completo", pesquise na internet. Mas, independente das regras de etiqueta, procure sempre se vestir de maneira discreta e bonita. É difícil errar. Acessórios usados de maneira correta também podem nos deixar mais femininas e charmosas. Saltos altos também são tudo de bom.

Tenha jogo de cintura. Uma mulher ou homem elegante jamais faz "barraco" em qualquer lugar que seja, não parte para a agressão nem ofende com palavras vulgares. Apenas se retira e espera o clima esfriar. Às vezes ser elegante não é fácil.

Respeite as regras. Se o local avisar que ali não é permitido comer, fumar, levar animais, falar ao celular ou qualquer outra coisa, não o faça! Respeite as regras e não simpatize com quem quebrá-las. Contribua para o bom convívio. As pessoas que criaram determinadas regras em determinados eventos ou ambientes têm seus motivos. Respeite.

Higiêne: mulherada, vamos nos atentar às unhas, uma mulher elegante jamais tem suas unhas roídas ou descascadas, também não é loura com raíz de dois centímetros por fazer, não esquece de cortar as unhas dos pés e presta atenção no seu buço e sobrancelha.

Nunca recuse elogios: Quando for elogiada nunca responda: "Imagina, bonita eu? São seus olhos!". Procure mostrar-se consciente das suas qualidades (sem arrogância) e responda: "Obrigada!".

Ser elegante é saber se portar educadamente com um certo charme e suavidade, escolher as palavras oportunas em cada ocasião, ter boas maneiras e, principalmente, ser natural. Se autoanalise, se conheça melhor e descubra quais são seus pontos fortes: o sorriso, as boas maneiras, o charme, a postura, a voz, o olhar, enfim, saiba usar seus pontos fortes a seu favor.

Nenhum comentário: